D&D 5e: A subclasse de Feiticeiro Magia Lunar do UA: Heróis de Krynn está bastante forte!


Análise realizada pelo J.R. Zambrano (@jrrmungandr) para o blog BoLS e postado dia 09 de março de 2022. E traduzido pelo Paulo "Faren" Lima (@PHRCC). Siga o Zambrano para as melhores análises.

O Feiticeiro Lunar mostra o quão longe os Feiticeiros chegaram desde o início do D&D 5ª Edição. Eles sempre tiveram um pouco de dificuldade para se destacar — eles têm uma seleção e número de magias conhecidas mais limitadas. Cada magia na lista de um Feiticeiro é importante. E por um tempo, havia opções limitadas. Faça o Download Gratuito do PDF Unearthed Arcana: Heróis de Krynn.

Então chegou o Caldeirão Incomensurável da Tasha. Algo que ampliou as possibilidades no Caldeirão da Tasha foi adicionar subclasses de Feiticeiros que ganhavam magias bônus. Essa característica por si só os tornou Feiticeiros mais poderosos do que seus colegas do LdJ. Eles têm características de classe que são ótimas, com certeza, mas e quando magias são sua principal maneira de interagir com o jogo? Tudo que pode acrescentar é sempre bem-vindo.


E as subclasses mais “modernas” — digo isso porque a 5ª Edição tem 8 anos agora, tem eras — reconheceram isso. Cada uma delas, incluindo o novo Feiticeiro da Magia Lunar, traz uma lista de magias bônus.


Mas, como você verá, o Feiticeiro da Magia Lunar traz muito mais. Eles sobem e descem de poder (principalmente aumentam). E é tudo baseado no ciclo das luas mágicas de Krynn.


E o Que Essas Luas Tem?

Ok, primeiramente você tem que entender que a magia, em Krynn, tem ligação direta com as luas. Existem três luas no total: Solinari, Lunitari e Nuitari. Convenientemente, estes são também os nomes das divindades mágicas em Krynn. E é literalmente uma moralidade em preto e branco – há uma lua branca, uma lua vermelha e uma lua negra. A lua branca está associada à “magia da luz”, a lua vermelha à “magia neutra” e a lua negra à “magia sombria”.


É problemático que branco = bom, preto = ruim e vermelho = neutro no meio disso tudo? Provavelmente! Mas não é para isso que estamos aqui.

Essas são as luas, cada uma delas corresponde a uma escola de Alta Magia em Krynn e elas aparecerão bastante, já que estamos falando de um Feiticeiro da Magia Lunar.


O Feiticeiro da Magia Lunar

Mas quer saber, apesar de toda essa Magia Lunar se originar em Krynn, é bem fácil tirar o Feiticeiro da Magia Lunar de Dragonlance. A Magia Lunar pode surgir em qualquer mundo onde as luas são reverenciadas. Tem Selûne em Forgotten Realms, por exemplo. Ou em Eberron, a Profecia Dracônica segue as doze luas diferentes.


Luas e magia andam de mãos dadas. E Feiticeiros Lunares são a extensão natural disso:


"Você, ou alguém da sua linhagem, foi exposto à magia concentrada da lua (ou luas) do seu mundo, imbuindo-o de magia lunar".


Há uma série de formas possíveis para fazer isso se encaixar. Mas basicamente Feiticeiros Lunares canalizam magia por meio da lua.


Feiticeiros da Magia Lunar sentem efeitos de acordo com a fase da lua:



Honestamente, essa característica é a mais subestimada em qualquer subclasse de Feiticeiros, pois torna seu personagem dinâmico. Mas é isso, especialmente, que te joga para fora do barco.


E você pode estar se perguntando, e sobre a mecânica de jogo? Bem, primeiramente, isso se trata exatamente da mecânica de jogo. "Segundamente", você também pode usar isso em qualquer situação de interpretação. Mas não se preocupe, vamos ver o que você recebe da classe nos níveis iniciais.


Feiticeiro da Magia Lunar — Características de Níveis Iniciais

Primeiro, o Fogo Lunar, uma característica que te dá chama sagrada como um truque que você recebe gratuitamente e que não entra na sua lista de magias/truques conhecidos. É apenas um truque – PORÉM:


"Ao conjurar esse truque, você pode selecionar uma criatura ou duas criaturas no alcance, caso estejam a menos de 1,5 metro uma da outra."


Isso é o dobro de alvos pelo mesmo excelente preço. Que “benção” para um feiticeiro ter! E claro, chama sagrada tem como dano o d8, uma salvaguarda decente e nenhum outro efeito. Mas isso dá uma pequena impulsionada.


Eu adoraria ver esse tipo de impulsão em futuras subclasses. Modifique um truque que já existe e use isso para lhe dar mais sabor. Este é um pedaço de design de subclasse tão puro. É interessante, é poderoso, mas não é quebrado. Realmente é difícil algo assim dar errado.


Magias Lunares

Falando em características legais, a Materialização Lunar é a característica que dá magias bônus para essa subclasse de Feiticeiro. Isso lhes dá acesso a uma lista de magias que, na verdade, são três listas de magias:

Agora, você já pode imaginar onde isso vai dar. Há três listas de magias vinculadas às fases da lua… Toda vez que um Feiticeiro da Magia Lunar termina um descanso longo, eles podem decidir com que fase da lua estão alinhados.


E tem mais. Feiticeiros da Magia Lunar também conseguem uma magia da lista, uma vez, sem gastar um espaço de magia. Portanto, uma magia extra, gratuita, até seu nível mais alto (da lista escolhida) por descanso longo. É uma característica muito poderosa. Eu acho que a WotC está procurando explorar o que eles podem fazer com características como esta — onde estão acertando, onde estão errando, etc.


Finalmente, no 6º nível, os Feiticeiros da Magia Lunar recebem mais duas características: Crescência e Minguância, o que lhes permite, com uma ação bônus, para gastar 1 ponto de feitiçaria para trocar sua fase lunar rapidamente. Prático. Dádivas Lunares é um conjunto de melhorias passivas que reduzem o custo em 1 das metamagias das magias vinculadas à fase lunar. Você só pode usar o custo reduzido um número de vezes igual ao seu bônus de proficiência, mas isso ainda é muito legal.


Características de Níveis Altos

Agora falaremos sobre o poder de verdade. No 14º nível, Feiticeiros da Magia Lunar ganham Empoderamento Lunar. Esta característica dá-lhes três melhorias diferentes, cada uma ativada quando eles estão em uma determinada fase lunar.

E no 18º nível o Fenômeno Lunar permite que o Feiticeiro gaste uma ação bônus para mudar para uma fase lunar e ativar um poder bônus associado a essa fase:

  • Lua Cheia: Cada criatura de sua escolha dentro de 9 metros deve passar numa salvaguarda ou ficará cega até o final do próximo turno dela. Cure uma criatura na área 3d8 pontos de vida.

  • Lua Nova: Cada criatura de sua escolha dentro de 9 metros deve passar numa salvaguarda ou sofrerá 3d10 de dano necrótico e será reduzida a 0 de deslocamento até o final do próximo turno dela. Além disso, você fica invisível até o final do seu próximo turno, ou até atacar ou conjurar uma magia.

  • Lua Crescente: teletransporte para um espaço desocupado a menos de 18 metros e ganhe resistência a todos os danos até o início do seu próximo turno.

Cada um desses pode ser usado uma vez por descanso longo, ou até você gastar 5 pontos de feitiçaria para usá-lo novamente.


Considerações Finais

Em suma, o Feiticeiro da Magia Lunar é muito forte. Que é sobre onde eles precisam ser. A WotC está pavimentando a estrada para características de classe um pouco mais poderosas. Cada vez mais estamos vendo características que podem ser usadas “um número de vezes igual ao seu bônus de proficiência por descanso curto/longo", que é uma maneira legal de limitar características poderosas, mas também lhe dando espaço para ter algo como os poderes por encontro da 4ª Edição.


Será que isso será ajustado? Tenho quase certeza. Mas aposto que ainda será uma escolha popular e poderosa, mesmo quando a classe estiver finalizada.

 

Acompanhe nossas redes sociais para ficar por dentro das informações mais recentes!


SOMOS UM GRUPO VOLUNTÁRIO DE TRADUÇÕES DE RPG

Também acompanhe as novas publicações no:


Para interação entre a comunidade, pesquisas e sorteios, temos:

Grupo do Whats: https://chat.whatsapp.com/Lw2q1nIeava2fzjoTVvjPd

Servidor Discord: https://discord.gg/eyhe7ge2TJ

Links Atualizados: https://lkt.bio/TocaDoCorujaRPG

175 visualizações0 comentário