D&D 5e — Esferas do Poder: Esfera Marcial Ambidestria

Atualizado: 28 de fev.

Em 2014, uma pequena editora chamada Drop Dead Studios criou um sistema mágico alternativo para o RPG Pathfinder. Separando-se da mecânica Vanciana, Spheres of Power pretendia abranger uma variedade maior de poderes mágicos vistos em vários tipos de cultura popular, altamente personalizável para DMs inspirados em seus personagens favoritos não vinculados à D&D ou que queriam uma versão mais aberta para conjuradores, além das tradicionais divisões arcano/divino e magias por dia.

Após isso, essa editora trouxe para D&D 5e soluções semelhantes para combates mágicos e marciais. Iniciaremos com Spheres of Might, que traduzimos como Esferas Marciais. Caso deseje aprofundar neste sistema, conheça nosso artigo Esferas Marciais: o que são e como usar?.

 

Ambidestros praticam técnicas com as duas mãos que lhes permitem empunhar duas armas simultaneamente. Poucos guerreiros são tão impressionantes de se ver quanto os praticantes da Esfera Ambidestria.

Praticantes da Esfera Ambidestria ganham as seguintes características:

Ambidestralidade

Ao combater com duas armas, você pode gastar seu Foco Marcial para realizar seu ataque com a outra mão sem gastar sua ação bônus (nenhuma ação necessária).

Defesa Balanceada

Você ganha um bônus de +1 na CA enquanto estiver empunhando uma arma corpo a corpo separada em cada mão. Esse bônus de CA é tratado como um escudo ao tratar de acumular com outras fontes de CA. Você não conta ataque desarmado ou ataque natural como uma arma para este propósito.

Saque Duplo

Sempre que você puder sacar ou guardar uma arma, você pode sacar ou guardar duas armas de uma mão simultaneamente.


Aptidões Básicas de Ambidestria

Algumas Aptidões têm o marcador (ambidestria). Você só pode aplicar os efeitos de UMA Aptidão (ambidestria) ao seu ataque com a mão secundária ao combater com duas armas.

Aptidões de Ambidestria

Arranjo Perfeito (ambidestria)

Ao combater com duas armas, você pode substituir o ataque de sua mão secundária pela ação Ajuda.

Dança Ostensiva (ambidestria)

Ao combater com duas armas, se você atingir um alvo com o ataque de sua mão secundária, seu deslocamento não provoca ataques de oportunidade da criatura ferida pelo resto do seu turno.

Golpe Imediato (ambidestria)

Você pode realizar um ataque adicional com sua arma secundária, mas ambos os ataques e pelo menos um de seus ataques com arma principal devem ser contra criaturas diferentes.

Manobras Combinadas (ambidestria)

Ao combater com duas armas, você pode substituir o ataque de sua mão secundária por um agarrão ou empurrão.

Redemoinho Defensivo (ambidestria)

Ao combater com duas armas, se você atingir um alvo com um ataque de sua mão secundária, você pode gastar seu Foco Marcial para impor desvantagem nas jogadas de ataque dessa criatura contra você durante o próximo turno dela.

Sequência Desorientadora (ambidestria)

Se você atingir o alvo com o ataque de sua mão secundária, aquela criatura deve passar em uma salvaguarda de Destreza ou terá todos os seus deslocamentos reduzidos pela metade por 1 minuto.

Outras Aptidões

Balanço Assíncrono

Enquanto você tiver seu Foco Marcial, ambas as armas causam o mesmo dado de dano sempre que você usar combate com duas armas, e você pode optar por realizar com que ambas as armas causem o mesmo tipo de dano. Você pode escolher o dado de dano de qualquer arma e o tipo de dano de qualquer arma.

Defesa Mista

Sempre que você empunhar uma arma corpo a corpo em uma mão e uma arma de ataque à distância ou arremesso na outra, você não recebe desvantagem em ataques à distância se uma criatura hostil estiver a até 1,5 metro de você. Você pode tratar a arma à distância ou de arremesso como se fosse uma arma corpo a corpo com a propriedade alcance.

Foco Defensivo

Ao realizar a ação Esquiva, seu bônus de CA por empunhar duas armas aumenta de +1 para +3.

Lâminas Maiores

Você pode usar o estilo de luta combate com duas armas mesmo quando as armas corpo a corpo de uma mão que você está empunhando não sejam leves.

Ofensiva Consecutiva

Enquanto tiver seu Foco Marcial, se você, em uma jogada de ataque, atingir uma criatura com sua arma principal enquanto estiver combatendo com duas armas, o ataque de sua arma secundária ganha qualquer bônus mágico que sua arma principal possua até o início do seu próximo turno, substituindo quaisquer bônus que sua arma secundária possa possuir se for maior.

Oportunidade Dupla

Uma vez por turno, você pode realizar atacar com duas armas quando fizer um ataque de oportunidade como se estivesse usando o estilo de luta combater com duas armas.

Precisão Sincronizada

Ao lutar com duas armas, se o ataque com sua arma principal falhar, você pode gastar seu Foco Marcial para, com uma ação bônus, realizar dois ataques com sua arma secundária em vez de apenas um. Você pode vincular uma Aptidão (ambidestria) a cada um desses ataques, desde que sejam aptidões diferentes.

Sequência Crítica

Ao combater com duas armas, os ataques de sua mão secundária obtêm um acerto crítico em uma jogada de 19 ou 20.

Sequência de Tudo ou Nada

Quando você atinge o mesmo alvo pelo menos uma vez com sua arma principal e com sua arma secundária, você pode gastar seu Foco Marcial para tentar empurrar a criatura. Isso não custa nenhuma ação adicional, mas deve ser feito imediatamente após o resultado do ataque com a mão secundária.

Aptidões Lendárias de Ambidestria

Corte Ciclone

Pré-requisitos: Esfera Ambidestria, 5º nível ou superior.

Enquanto empunhar duas armas, você pode gastar seu Foco Marcial como uma ação para girar as duas armas com força suficiente para criar um perigoso ciclone de ar. Cada criatura a até 4,5 metros de você sofre dano de concussão igual ao dado de dano combinado de suas duas armas. Uma salvaguarda de Destreza bem-sucedida reduz o dano recebido pela metade.

Estilo Empunhadura Tripla

Pré-requisitos: Esfera Ambidestria, 5º nível ou superior.

Você ganha a capacidade de empunhar uma arma adicional. Se você não tiver mãos adicionais ou algum outro método, você pode empunhar a terceira arma em seus dentes, tratando sua boca como uma mão adicional que só pode ser usada para empunhar uma arma leve ou de uma mão. Enquanto empunhar uma arma dessa maneira, você não pode fornecer componentes verbais de magia ou realizar testes de perícia que exijam falar ou cantar, embora ainda possa se comunicar de maneira distorcida. Quando você usa luta com duas armas em seu turno, você pode realizar um ataque adicional, como se fosse com a mão secundária, com a terceira arma. Se você fizer isso, você não pode realizar reações neste turno.

 

SOMOS UM GRUPO VOLUNTÁRIO DE TRADUÇÕES DE RPG

Esse post e outros materiais aparecem primeiro no nosso APOIA.se. Ao contribuir, você ajuda nosso trabalho voluntário a continuar.


Também acompanhe as novas publicações no:


Para interação entre a comunidade, pesquisas e sorteios, temos:

Grupo do Whats: https://chat.whatsapp.com/Lw2q1nIeava2fzjoTVvjPd

Servidor Discord: https://discord.gg/eyhe7ge2TJ

Links Atualizados: https://lkt.bio/TocaDoCorujaRPG

97 visualizações0 comentário