D&D 5e - Esferas Marciais: o que são e como usar?


Imagem: Drop Dead Studios

Em 2014, uma pequena editora chamada Drop Dead Studios criou um sistema mágico alternativo para o RPG Pathfinder. Separando-se da mecânica Vanciana, Spheres of Power pretendia abranger uma variedade maior de poderes mágicos vistos em vários tipos de cultura popular, altamente personalizável para DMs inspirados em seus personagens favoritos não vinculados à D&D ou que queriam uma versão mais aberta para conjuradores, além das tradicionais divisões arcano/divino e magias por dia.


Spheres of Power inicialmente permaneceu pouco conhecida, mas com o tempo se tornou a série principal da Drop Dead Studios à medida que crescia em popularidade, gerando livretos para novas Aptidões e Tradições Mágicas. Eventualmente, um livro de referência irmão foi feito: Spheres of Might, expandindo as regras para cobrir conceitos de personagens marciais. Também era popular, e conseguiu resolver as várias deficiências de marciais e não-conjuradores no sistema Pathfinder, como dar-lhes opções significativas fora do combate, eliminando progressos em árvores de talentos, onde era preciso construir todo o conceito de personagem em torno de fazer para fazer bem um ou dois truques interessantes, além da dificuldade de acesso confiável a habilidades inerentes que podem afligir inimigos com vários efeitos de status além de causar dano direto.


Embora Pathfinder ainda seja o RPG preferido de Drop Dead, havia demanda suficiente para financiar uma conversão de Spheres para a 5ª Edição de D&D. Como o 5e tem muito menos ênfase na personalização de personagens e abordagens de estilo de kit de ferramentas para regras, era discutível até que ponto eles poderiam fazer uma conversão fiel e, principalmente, EQUILIBRADA.


Como apoiador e proprietário de ambos os livros, tenho o prazer de dizer que Spheres of Power & Might conseguiu enfiar acertar na mosca, com um equilíbrio e classe satisfatório. Embora longe de ser um teste exaustivo, narrei alguns jogos usando os livros Spheres e, no geral, as opções são bastante equilibradas e úteis. Embora existam algumas coisas que o sistema Spheres não pode fazer, no geral ele pode substituir facilmente as classes e opções padrão no 5e com um mínimo de trabalho.


Com isso, com longas conversas e definições de padrões de qualidade, em dezembro a Toca do Coruja conseguiu a licença para, primeiramente, traduzir todo o conteúdo OGL e criar uma wiki totalmente em português. Primeiramente foi um longo processo para levantar os principais termos mecânicos e trazer localizações que fossem compatíveis tanto com o D&D 5e e com Pathfinder. Um trabalho diário que reune 12 tradutores que debatem e pesquisam cada termo para que reproduza a intenção do autor o mais próximo possível.


Realizeremo a tradução tanto para D&D 5e, quanto para Pathfinder, com duas equipes separadas, porém unidas na unificação dos termos e descrições.


Para D&D 5e, iniciaremos com Spheres of Might, que traduzimos como Esferas Marciais. Segue abaixo a introdução ao Sistema.


 

ESFERAS MARCIAIS

Bem-vindo ao Esferas Marciais, um suplemento de combate para jogos da 5ª edição. Neste sistema você encontrará uma nova maneira de criar e interpretar personagens marciais em seus jogos de fantasia da 5e, expandindo não apenas o que eles podem fazer, mas também como os combates fluem e quais tipos de personagens você pode usar em seus jogos.

Esferas Marciais é um sistema marcial único criado pela Drop Dead Studios para ser usado com a Quinta Edição do RPG de Fantasia. Nesse sistema, os jogadores escolhem habilidades marciais de diferentes esferas, gastando Aptidões de Combate para criar um praticante exclusivamente personalizado. Esferas Marciais é extremamente flexível e se concentra em permitir que os jogadores transformem suas ideias em realidade, ao em vez de empurrá-los para uma função específica. Para mais informações sobre a mecânica, veja 'Usando Esferas Marciais' abaixo. Algumas opções misturam Esferas Mágicas e Esferas Marciais.

Esferas Marciais traz poucas novas mecânicas(todas apresentadas abaixo), em vez disso, opta por usar a mecânica principal de maneira novas e interessante, para tornar o combate uma experiência mais cinematográfica. Em vez de simplesmente trocar ataques básicos, Esferas Marciais oferece aos personagens uma série de novos truques, táticas e técnicas para que possam fortalecer seus aliados, debilitar seus inimigos e tornar o combate uma parte divertida e envolvente de suas histórias.

Como Esferas Mágicas, o sistema de magia alternativo, Esferas Marciais é baseada em conceitos direcionados para a criação de personagens. Em vez de simplesmente escolher uma classe e estar vinculado a esse estilo de jogo (ladinos usam perícias, guerreiros causam dano, bárbaros absorvem dano, etc.), os personagens podem combinar Esferas e Aptidões personagens o mais próximo possível do que tem em mente. Enquanto a classe certamente desempenha um papel na criação desse personagem, não é de forma alguma a única escolha determinante.

O restante desta introdução detalha algumas das diferentes regras e termos necessários para usar Esferas Marciais, bem como um passo a passo de como construir um personagem de Esferas Marciais. Essas regras são muito semelhantes à experiência principal, mas ainda são apresentadas abaixo para ficar o mais explícito possível.

Esferas Marciais e Aptidões Marciais

As habilidades marciais listadas neste site são divididas em Esferas. Uma Esfera é um grupo de habilidades de esfera baseadas em um tema. Cada Esfera tem uma ou mais habilidades de esfera concedidas pela Esfera Base e pode ser expandida com as Aptidões daquela Esfera.

Existem 22 Esferas Marciais: Alquimia, Ambidestria, Armadilha, Atirador, Atletismo, Beberagem, Berserker, Bruto, Comando, Doma, Engenhoqueiro, Equipamento, Escudo, Esgrima, Gladiador, Liderança, Luta, Protetor, Rastreador, Retaliação, Vigarista e Voleio.

Esferas Marciais concedem técnicas poderosas, mas são separadas da conjuração mágica. Sempre que um personagem ganha uma Aptidão Marcial, ele pode gastá-la de duas maneiras: para ganhar uma nova Esfera Marcial Básica ou para ganhar uma Aptidão associada a uma Esfera Marcial que já possua. O número de Aptidões Marciais que um personagem ganha depende da classe. Uma vez que uma Aptidão é gasta, ela não pode ser alterada, a menos que um Retreinamento seja permitido. Algumas características de classe ou outras opções concedem a você uma Esfera bônus, ou uma Aptidão bônus específica. Sempre que você receber uma Aptidão ou Esfera que você já possuir, você pode ao invés disso, escolher uma Aptidão qualquer dentro daquela mesma Esfera.

Aptidões Lendárias: Aptidões Básicas podem ser adquiridas por qualquer personagem que possua a esfera qual a Aptidão pertença, mas Aptidões Lendárias diferem em muitos aspectos importantes. Primeiro, as Aptidões Lendárias têm pré-requisitos que um personagem deve possuir para adquiri-las. Em segundo lugar, enquanto as Aptidões Básicas são apropriadas para praticamente qualquer cenário realista e hostil, as Aptidões Lendárias são diferentes.

Aptidões Lendárias permitem que um personagem marcial realize feitos de poder sobre-humanos, como saltar sobre montanhas ou golpear tão poderosamente que abre buracos através de dimensões.

Como tal, Aptidões Lendárias podem não ser apropriadas para todos os jogos e, portanto, exigem permissão do Mestre para uso.

Novas Regras e Termos

Foco Marcial

Um personagem que tenha uma Tradição Marcial ou possua Aptidões Marciais pode conseguir um Foco Marcial. Personagens ganham seu Foco Marcial após um minuto de descanso, ou ao usar a ação de Esquivar. Você não pode, de forma alguma, recuperar o Foco mais de uma vez por rodada.

Quando você tem Foco Marcial, você pode gastar seu Foco antes de fazer qualquer salvaguarda de Força, Destreza ou Constituição para tratar o resultado como se tivesse rolado um 10. Você também pode gastar seu Foco Marcial para obter o benefício de certas Aptidões Marciais e características de classe, conforme dito em suas descrições, enquanto outras Aptidões e habilidades de esfera podem exigir que você tenha o Foco Marcial ativo quando for usá-las.

Após ganhar o Foco Marcial, você permanece focado até gastar seu foco, ficar inconsciente ou dormir (ou entrar em transe meditativo).

Atributo Chave

A Tradição Marcial de um personagem determina qual valor de atributo (geralmente Inteligência, Sabedoria ou Carisma) é usado para determinar a força de suas proezas de combate. Nos referimos a este valor de atributo como seu atributo chave. Os termos 'atributo chave' e 'atributo de praticante' são usados alternadamente.

Seu modificador de atributo chave (MAC) é usado para determinar muitas coisas, como a Classe de Dificuldade de suas habilidades de Esfera, bem como algumas características de classe do praticante. Se um personagem tem uma Tradição Marcial e uma Tradição Mágica (veja Esferas Mágicas), ele pode usar seu atributo de conjurar esferas como atributo chave, se o valor for maior, tanto para suas habilidades mágicas quanto para suas habilidades marciais.

A regra opcional de Múltiplas Tradições pode permitir que um personagem tenha mais de um modificador de atributo chave.

Praticante

Praticantes são personagens treinados nas Esferas marciais. Sempre que uma Esfera ou habilidade de esfera se refere ao Praticante, ela está se referindo à criatura individual usando aquela Esfera ou Aptidão.

Classe de Dificuldade de Salvaguarda

Sempre que uma habilidade de Esfera Marcial exige uma salvaguarda, a Classe de Dificuldade (CD) para essa salvaguarda é igual a 8 + seu bônus de proficiência + o Modificador de Atributo Chave da Tradição. Se a criatura alvo atingir ou exceder esse número com sua salvaguarda, ela geralmente reduz ou nega o efeito. Se um personagem não possui uma Tradição Marcial, ele usa Sabedoria como seu Modificador de Atributo Chave.

Ataque Especial

Um Ataque Especial representa uma maneira única de realizar um ataque. Um Ataque Especial intensifica o ataque que você faz ao realizar com sua ação de Ataque; você não pode fazer vários Ataques Especiais em uma rodada, e se você puder fazer vários ataques, apenas um será intensificado. Ataques Especiais são concedidos por certas Esferas.

Variantes

Às vezes Esferas Marciais têm variantes, listadas no final de suas páginas. Estas são consideradas parte das Tradições Marciais e costumam ser selecionadas na primeira vez que um personagem ganha acesso à Esfera. Essas variantes infligem algum tipo de limitação, mas também fornecem um benefício para compensar, conforme listado em suas descrições.

Embora amplamente opcionais, a menos que o Mestre as selecione como parte da criação de Tradições Marciais, as variantes oferecem uma maneira de personalizar mais os personagens e fornecer mecânicas que melhor correspondam a um conceito de personagem específico.

Outras Regras

Bônus de Proficiência Dobrado

Um bônus de proficiência não pode ultrapassar o dobro. Se uma classe, Esfera ou outra habilidade de esfera permitir que você dobre um bônus de proficiência (como para uma perícia, com a característica de classe Manha, do ladino, ou Especialista, do bardo), o mesmo não pode ser dobrado novamente, mesmo que o personagem também tenha a característica de classe especialista.

Multiclasse

Se estiver usando as regras opcionais de multiclasse, as novas classes apresentadas neste site usam o seguinte como pré-requisitos de multiclasse:

  • Alter Ego: Inteligência, Sabedoria ou Carisma 13

  • Armeiro: Força ou Destreza 13

  • Artesão: Inteligência, Sabedoria ou Carisma 13

  • Comandante: Inteligência, Sabedoria ou Carisma 13

  • Conscrito: Força ou Destreza 13

  • Erudito: Inteligência, Sabedoria ou Carisma 13

  • Percutor: Força ou Destreza 13

Proficiências

Nenhuma classe de Esferas Marciais concede proficiências adicionais com armas ou armaduras quando adquiridas após o primeiro nível, embora tais proficiências possam ser adquiridas através de uma Tradição Marcial se o jogador ainda não as tiver.

Lembretes de Regras

Muitas Esferas Marciais incluem lembretes de regras acima de suas Aptidões Básicas, mas abaixo das Habilidades de Esfera padrão para a Esfera. Isso não são Aptidões, mas sim lembretes de regras padrões ou opcionais que são especialmente relevantes para o que os personagens que usam essa Esfera possam querer fazer em seus turnos. A menos que o Mestre diga o contrário, geralmente assume-se que os personagens têm acesso ao conteúdo dos lembretes de regras, independentemente de conhecerem ou não essa Esfera.

Tamanhos de Dado de Dano de Arma

Algumas classes, características ou Aptidões e Habilidades de Esfera podem alterar o quanto de dano uma arma ou ataque causa, diminuindo ou aumentando o dado de dano em um ou mais tamanhos. Esta tabela deve ser usada como um guia de referência para as ocasiões em que tais informações não são fornecidas.

Tabela de Progressão de Dados de Dano

1

1d4

1d6

1d8

1d10

2d6 (ou 1d12)

2d8

3d6

3d8

Opções de Classe

Personagens com níveis em uma classe marcial (bárbaro, guerreiro, monge, paladino, guardião ou ladino) ou qualquer outra classe com a permissão do Mestre podem trocar sua subclasse por Aptidões Marciais, ganhando 2 Aptidões Marciais em vez de suas características de subclasse em qualquer nível em que eles normalmente ganhariam uma característica de subclasse.

Opções de Estilo de Luta

Característica de 1º nível ou superior (melhora o Estilo de Luta)

Quando você ganha a característica Estilo de Luta, o estilo Aprendiz de Esferas Marciais também é adicionado à lista de opções de estilo de luta disponíveis para você.

Aprendiz de Esferas Marciais

Você ganha uma Aptidão Marcial bônus. Se você ainda não o possui, você passa a conseguir alcançar o Foco Marcial.

Como Construir um Personagem

Esferas Marciais concede um grau de flexibilidade que pode tornar a criação de um personagem pela primeira vez mais demorada. Este é um problema menor quando se tem experiência com o sistema, mas para novos jogadores, o seguinte conselho pode ser útil. O guia a seguir demonstra como criar um personagem desde o conceito até a criação final, considerando as opções adicionais.

O processo para construir um personagem é, resumidamente:

  1. Conceito

  2. Raça e Classe

  3. Antecedente e Tradição

  4. Atributos e Proficiências

  5. Aptidões e Talentos

Criando Indiara

Cada etapa da criação de um personagem inclui um exemplo dessa etapa, com uma jogadora chamada Amanda criando sua personagem meio-orc, Indiara.

Conceito

Qual é a sua ideia para o personagem? O que ele pode fazer e como ele faz isso? Seu personagem é um espadachim habilidoso, um bruto musculoso ou um sábio místico? Ele é um inventor, um artista ou algo completamente diferente? Uma vez que você saiba que tipo de personagem deseja criar, muitas das outras escolhas fluirão facilmente. Observe que alguns conceitos funcionarão melhor ou pior em diferentes jogos e cenários. Por favor, fale com o seu Mestre sobre como será o cenário você vai jogar e quais conceitos seriam mais apropriados.

Criando Indiara, Passo 1

Amanda decide que gostaria de criar um praticante. Ela decide que quer interpretar uma pirata intimidadora que é tão ágil com as palavras quanto com a grande lâmina de duas mãos que empunha.

Raça e Classe

Agora, olhe para as raças e classes para ver quais oferecem o conjunto de características mais adequado. Adaptações para classes existentes podem ser encontradas no Capítulo 3, assim como várias novas classes.

Essas novas classes incluem o Alter Ego, o Armeiro, o Artesão, o Comandante, o Conscrito, o Erudito e o Percutor.

Criando Indiara, Passo 2

Amanda quer que sua pirata seja uma poderosa meio-orc e faz as anotações apropriadas em sua ficha de personagem. Quanto a uma classe, ela sabe que poderia muito bem usar a classe de guerreiro, guardião ou ladino, mas ela quer mais controle sobre o que seu personagem pode fazer e gostaria de ter acesso a muitas Esferas e Aptidões. Assim, ela examina as classes e subclasses no Esferas Marciais, descobrindo que o Armeiro, o Comandante e o Conscrito são apropriados. Amanda acaba escolhendo o Conscrito, pois gosta de como as Aptidões parecem visualmente, e seleciona a especialização Combate Furioso para complementar seu conceito de personagem. Ela faz de Indiara uma Conscrita e anota as proficiências da classe e as características de classe de 1º nível em sua ficha de personagem; incluindo a característica Treinamento Marcial, que concede a Indiara uma Aptidão Marcial bônus de sua escolha.

Como Conscrita de 1º nível, Indiara tem 1 Dado de Vida — um d10 — e começa com pontos de vida iguais a 10 + seu modificador de Constituição. Amanda anota isso e registrará o número final depois que ela determinar o valor de Constituição de Indiara. Amanda também anota o bônus de proficiência para um personagem de 1º nível, que é +2.

Antecedentes e Tradição

Além dos benefícios comuns de escolher um antecedente, ao usar Esferas Marciais, os antecedentes podem lhe dar acesso a uma Tradição Marcial, que expande quais perícias e características você recebe de seu antecedente. Cada antecedente inclui uma variedade de Tradições Marciais em potencial, então escolha aquela que melhor corresponde ao conceito que você procura.

Mais informações sobre Tradições Marciais podem ser encontradas na página de Tradições Marciais.

Criando Indiara, Passo 3

Amanda decide que Indiara não foi criada entre outros orcs, muito menos na terra, mas sim criada no mar como uma marinheira. Amanda decide que Marinheiro é a escolha óbvia para o antecedente e, embora a variante Pirata se encaixe em seu conceito original, ela sente que a característica de antecedente Passagem de Navio é boa demais para deixar passar. Ela anota as proficiências e características especiais que esse antecedente lhe dá.

Quanto aos traços de personalidade, Amanda decide que, como Indiara será boa de lábia, ela deve ser comumente descrita como uma líder capaz de delegar tarefas para fazer 'um trabalho bem-feito'. Indiara acredita no ideal de 'liberdade' com fortes vínculos com qualquer navio ao qual esteja ligada. Ela não apenas tem lealdade ao seu navio, mas também respeita sua cadeia de comando, obedecendo à maioria das ordens, mesmo que elas não vão de acordo com sua bússola moral pessoal.

A mesa de Amanda permite apenas Tradições Marciais publicadas no Esferas Marciais. Amanda examina as Tradições Marciais disponíveis que o antecedente Marinheiro oferece (Suboficial, Pirata e Rixento), e escolhe Pirata para acentuar ainda mais que Indiara passa a maior parte de seu tempo no mar na companhia de piratas, em vez de ficar bêbada, no porto ou a bordo de navios que cumprem a lei. Ela observa que seu valor de atributo chave é Carisma e observa as Aptidões Marciais com as quais ela começa: Esfera Equipamento (Treinamento de Pirata, Treinamento Sem Armadura), Esfera Esgrima e mais uma de sua escolha entre a Esfera Atletismo ou Gladiador. Finalmente, Amanda anota o equipamento inicial de seu antecedente e Tradição Marcial. Seu equipamento inicial até agora inclui uma rapieira, 2 adagas, um arco curto (e 20 flechas), um frasco de álcool, um pino de segurança (clava), 15 metros de corda de seda, um amuleto da sorte (um topázio que brilha fracamente em tempestades), um conjunto de roupas comuns e uma algibeira contendo 10 po.

Atributos e Proficiências

Agora é hora de terminar o resto das informações iniciais do seu personagem. Gere e distribua seus atributos conforme o método que está usando no jogo e, em seguida, selecione as proficiências variáveis de seu antecedente, Tradição Marcial e classe.

Criando Indiara, Passo 4

Amanda decide usar o conjunto padrão de atributos (15, 14, 13, 12, 10, 8) para Indiara. Como ela é antes de tudo uma combatente corpo a corpo, ela coloca seu atributo mais alto, um 15, em Força. Seu segundo maior, 14, vai em Carisma (seu valor de atributo chave).

Devido à Aptidão Treinamento sem Armadura, Indiara quer ter uma destreza e constituição decentes, então ela os define como os próximos dois maiores. Após aplicar seus benefícios raciais (aumentando a Força de Indiara em 2 e a Constituição em 1), os valores de atributo e modificadores de Indiara ficam assim: Força 17 (+3), Destreza 12 (+1), Constituição 14 (+2), Inteligência 10 ( +0), Sabedoria 8 (-1), Carisma 14 (+2).

Amanda calcula os pontos de vida finais de Indiara: 10 + Con (+2) = 12 pontos de vida.

Amanda revisa as proficiências concedidas por sua raça, antecedentes e Tradição antes de decidir quais proficiências ela vai querer da classe Conscrito. As proficiências de Indiara até agora são as seguintes: Armadura (leve), Salvaguardas (Carisma e Constituição), Perícias (Atletismo, Intimidação, Percepção, Persuasão e Sobrevivência), Ferramentas (ferramentas de carpinteiro, ferramentas de navegador e veículos (água)), Armas (rapieira, espada curta, cimitarra, tridente, rede, besta de mão, picareta de guerra e todas as armas simples).

Aptidões e Talentos

Agora que você conhece o conceito e a classe do seu personagem, você pode começar a escolher suas Esferas e Aptidões, que determinam suas capacidades. Se você estiver usando as regras de talentos opcionais, você também pode escolher talentos apropriados para se adequar ao conceito de seu personagem.

Sua escolha de Tradição Marcial já lhe dará algumas Aptidões Iniciais, enquanto sua escolha de classe determinará quantas Aptidões você ganha e em quais níveis, inclusive se você ganha alguma Aptidão adicional no 1º nível. Você pode gastar uma Aptidão para desbloquear uma nova Esfera e ganhar novas Habilidades de Esfera, ou para aprender uma nova Aptidão em uma Esfera que você já possui, expandindo o poder e as capacidades que você ganha nessa Esfera. Tenha em mente a exploração e os aspectos sociais do jogo, além das opções de combate. Concentrar-se demais em um aspecto de jogo pode deixar você com opções limitadas quando esse aspecto não for o foco principal. Se você usa Esferas Marciais, considere com que frequência você gastará seu Foco e considere escolher uma Habilidade de Esfera para recuperá-lo mais facilmente.

Criando Indiara, Passo 5

Dos passos 2 e 3, Amanda sabe que Indiara tem as Aptidões Treinamento de Pirata e Treinamento Sem Armadura da esfera Equipamento, a Esfera Esgrima e a Esfera Vigarista da Tradição Marcial Pirata, e uma Aptidão de sua escolha da classe Conscrito. Como Indiara deve empunhar uma espada grande de duas mãos, ela olha para a Esfera Equipamento para ver quais Aptidões (Disciplinas) concedem proficiência com espadas grandes. Amanda usa sua Aptidão Marcial do Conscrito para comprar a Aptidão Treinamento de Bushido (disciplina).

Amanda anota que Indiara tem as seguintes Aptidões e Habilidades de suas Esferas Marciais:

Esfera Equipamento — Aptidões (disciplina) Treinamento Bushido, Treinamento Pirata; (outros) Treinamento sem Armadura (Bushido, Pirata); proficiente com katana (espada longa), arco longo, naginata (glaive), nodachi (espada grande), rapieira, espada curta, cimitarra, tridente, rede, besta de mão, wakizashi (espada curta) e picareta de guerra.

  • Treinamento Sem Armadura; CA 13 = 10 + modificador de Destreza (+1) + modificador de atributo chave (+2) enquanto estiver sem armadura.

Esfera Esgrima — Nenhuma Aptidão • impulso fatal, finta, (9 m), CD 12, instantâneo ou 1 rodada

  • Impulso Fatal; Ao fazer um ataque corpo a corpo que tenha vantagem, você pode, uma vez, rolar novamente um dos dados.

  • Finta; Ação de Ajuda para conceder a si mesmo ou a outro aliado a até 1,5 m vantagem em sua próxima jogada de ataque.

Esfera Vigarista — Aptidão (Trapaças) Girar a Faca; Proficiência (Prestidigitação), CD 12, instantânea ou varia (1 rodada ou minuto)

  • Truque Sujo ou Roubar; Quando você realiza um Truque Sujo ou Roubar, você pode aplicar uma Aptidão (Trapaça).

  • Trapaça (Girar a Faca) Você pode fazer um único ataque contra o alvo.

Agora revise o personagem e avalie o resultado. Você pode querer voltar e ajustar algumas coisas ou até mesmo começar de novo com um conceito diferente, possivelmente inspirado em opções que você encontrou durante o processo de criação.

Você quer interpretar este personagem?

Indiara tem uma ficha de personagem completa para o primeiro nível. Clique no nome dela no início deste parágrafo para ser levado diretamente para sua ficha de personagem pronta para ser usada.

Introduzindo as Opções

Aqui está uma visão geral resumida das classes e Esferas introduzidas em Esferas Marciais.

Classes

Os links presentes levam você para o texto original em inglês.

Classe

Descrição

Alter Egos conseguem alternar entre diferentes papéis, cada um com poderes distintos. Isso pode variar desde agir como um vigilante que assombra a noite até a posse literal de algum poder sobrenatural (benigno ou...). Esta classe é uma boa escolha se você não quer ficar muito preso em um único papel, ou se você tem um conceito de personagem complicado que seria difícil de representar sem tal divisão em suas habilidades de esfera.

Armeiros se especializam em customizar seus equipamentos para atender a diferentes necessidades. Esta é uma classe muito flexível, e pode ficar ainda mais flexível se você escolher a subclasse que fornece acesso à Aptidões Mágicas. Armeiros dividem suas Aptidões entre opções permanentes e temporárias ligadas às suas armas. Por exemplo, se seu inimigo de repente começa a voar tentando fugir, um Armeiro com um arco personalizado pode trocar para essa arma e obter acesso à Habilidades de Esferas úteis à distância. Esta é uma boa classe para jogar se você gosta de planejar o que vai fazer e se ajustar de forma flexível à situação.

Artesões são criadores. Seja fazendo comida, equipamento ou algo esquisito, os artesãos são excelentes criadores e se beneficiam especialmente da imaginação e do jogo criativo. Esta é uma boa classe para jogar se você gosta de criar coisas para você e/ou para o grupo.

Comandantes são líderes excepcionais, capazes de guiar companheiros e aliados com uma variedade de artimanhas e opções de suporte. Embora possam ser personagens totalmente funcionais sozinhos, os Comandantes mostram seu verdadeiro valor ao lado de aliados e em situações táticas; eles podem transformar uma equipe em algo muito além da soma de seus integrantes.

O Conscrito é a versão do Encanter do Esferas Marciais. Em vez de ter uma função específica, permite uma criação mais livre do que qualquer outra classe de Praticante. Essa é a classe recomendada se você quiser ter o máximo de controle possível sobre sua construção de personagem ou se nenhuma outra classe conseguir representar o conceito que você procura.

Os cérebros de um grupo, os Eruditos entendem a flora, os produtos químicos e a história do mundo ao seu redor. Esta é uma boa classe para jogar se você estiver procurando por um personagem mais voltado para perícias, ou alguém que possa usar sua inteligência para ter sucesso em áreas onde a força bruta falha. Eruditos ganham acesso a várias opções de características fora de sua subclasse, assim eles também são bastante flexíveis e podem ser bons suportes para praticamente qualquer grupo.

Percutores são combatentes diretos que se concentram em gerenciar seu Medidor de Tensão, que varia durante o combate com base no que o Percutor faz. Esta é uma boa classe para jogar caso você se divirta gerenciando recursos, mas sem o nível de complexidade que o Prodígio (de Esferas Mágicas) exige.

Esferas

Os links presentes levam você para o texto original em inglês.

Esfera

Descrição

A esfera Alquimia permite que seus usuários criem itens e toxinas que podem fornecer efeitos variados. Notavelmente, esta Esfera inclui uma opção de cura não-mágica em suas fórmulas de bálsamo, bem como várias maneiras de fornecer seus efeitos.

Ambidestros são semelhantes aos praticantes de Voleio, pois podem realizar mais ataques, mas essa Esfera foca mais em armas corpo a corpo do que em armas à distância. Ambidestros também podem ganhar outros benefícios enquanto lutam com duas armas, como aumentar a margem do acerto crítico ou aprender como auxiliar seus aliados em vez de fazer mais ataques.

A Esfera Armadilha permite que os usuários criem armadilhas temporárias que podem desencadear efeitos diversos, desde armadilhas de dardos perfurantes até armadilhas que soam alarmes, cegam seus inimigos ou restringem alvos.

A Esfera Atirador se concentra em ataques precisos, ganhando precisão extra ao atacar com vantagem e permitindo tiros especiais que podem complicar os inimigos de diferentes maneiras.

A Esfera Atletismo lida com movimentos variados, desde rolar pelo quadrado de um inimigo até atravessar áreas saltando com uma vara.

A esfera Beberagem tem como foco o uso de armas improvisadas e ingestão de bebidas alcoólicas para receber efeitos diversos, como ganhar pontos de vida temporários ou melhorias nos valores de atributo.

A Esfera Berserker permite que seus usuários ataquem seus inimigos sem dó e aceitem penalidades de CA em troca dos benefícios dos efeitos de adrenalina, tais como reduzir o dano ou rolar novamente os ataques que o Berserker errou.

A Esfera Bruto se concentra em desarmar e empurrar seus inimigos a seu bel-prazer, permitindo manipular o campo de batalha e enfraquecer os inimigos antes que eles fiquem fortes.

​A Esfera Comando se concentra no controle do campo de batalha, com gritos que podem afetar aliados ou inimigos para criar efeitos específicos e táticas que podem beneficiar aliados que cooperam entre si. Essa Esfera é especialmente poderosa em grupos que gostam de jogo tático e conseguem trabalhar juntos para maximizar seus benefícios.

A esfera Doma lida com domar e montar animais e criaturas que podem servir de montaria.

A Esfera Engenhoqueiro tem como foco principal a criação de engenhocas, que vão desde maravilhas alquímicas a engenhocas mecânicas ou até mesmo tecnologia futurista. As engenhocas dessa Esfera são altamente versáteis e podem fornecer uma variedade de benefícios seja em combate ou explorando o mundo.

A Esfera Equipamento lida com as proficiências em equipamentos, além de ajudar personagens a aproveitar ao máximo os equipamentos que já têm. Algumas dessas Aptidões estão mais próximas dos efeitos dos Talentos, tornando-os um bom ponto de partida para um estilo de combate único.

A Esfera Escudo, como o nome sugere, se concentra no uso de um escudo em combate. Como o resto das Esferas Marciais, esta é fundamentalmente uma Esfera ativa, permitindo que você use sua reação para aumentar sua CA e, assim, enfrentar ataques de diversas formas.

A Esfera Esgrima concede benefícios para aqueles que atacam com estilo, permitindo que seus usuários ajudem seus aliados e tenham um desempenho melhor ao atacar com vantagem. Aptidões específicas permitem que o usuário imponha vários efeitos aos inimigos após ataques bem-sucedidos, permitindo que os usuários desta Esfera personalizem seus ataques para dificultar a vida dos oponentes.

A Esfera Gladiador permite que seus usuários recebam efeitos por se vangloriarem após realizarem conquistas específicas em combate. Eles também podem desmoralizar inimigos usando intimidação, e como muitas de suas características podem funcionar com reações, fica mais fácil de integrar essas características ao longo do combate.

A Esfera Liderança é um tanto única, pois não lida com o poder pessoal do usuário. Em vez disso, essa Esfera lida com as pessoas do grupo, fornecendo uma gama considerável de benefícios e auxílios que podem ser úteis ao longo de uma campanha.

A Esfera Luta foca em agarrar inimigos, permitindo que seus usuários atinjam seus alvos de diferentes maneiras durante uma briga.

A Esfera Protetor é uma forte opção defensiva, com a capacidade de resistir melhor a golpes ou até mesmo atrasar o dano que receberia por tempo suficiente para que seus aliados possam te curar.

A Esfera Rastreador permite que seus usuários identifiquem a força e fraqueza de seus inimigos, encontrem seus pontos vulneráveis ou ganhem bônus para desviar de ataques vindos de inimigos rastreados. Rastreadores também são treinados em furtividade e podem se esconder de inimigos dentro e fora de combate.

A Esfera Retaliação se concentra em ataques de represália, permitindo que seus usuários estejam prontos para receber ataques e interromper inimigos antes que os golpes possam acertar.

A Esfera Vigarista tem como foco o uso de táticas sujas em combate, desde impor penalidades aos inimigos até furtar seus itens.

A Esfera Voleio se concentra em fazer ataques rápidos com armas à distância, tornando-se a melhor escolha para pessoas que desejam atacar o mais rápido possível.

 

A pergunta é: qual a chance de você testar esse sistema em sua mesa?

 

Gostou? Para trazer tanto esse material, como diversos RPGs de formas gratuitas, temos que levantar fundos para custear o site, e-mail corporativo e ferramentas de marketing (deixamos tudo disponível aqui na planilha). Caso deseje, nosso Apoia.se traz conteúdos exclusivos antes de publicados aqui no site, além de sorteios e agradecimentos com o nome de quem ajudou. Nos ajude a trazer o RPG para a língua portuguesa! apoia.se/tocadocorujarpg.


Você também pode nos ajudar com contribuindo para o pix no CNPJ: 40.676.636/0001-72.

773 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo