D&D Beyond: 3 Ajudantes para recrutar para o seu grupo aventureiros fracotes

Atualizado: 17 de fev.


Este artigo foi originalmente postado aqui, escrito pelo Jeremy Blum, e traduzido pela equipe Toca do Coruja. Corujas envolvidos nesse post: Diogo A Gomes, Bruno Felipe, Mário Oliveira e Paulo "Faren" Lima. Mais artigos do D&D Beyond traduzidos, aqui.

Os ajudantes foram originalmente introduzidos na aventura The Dragon of Icespire Peak e mais tarde refinados no Tasha's Cauldron of Everything. Eles são uma ótima maneira de preencher um pequeno grupo de aventureiros ou simplesmente gerenciar personagens não-jogadores (PNJs) ou criaturas que se juntam ao grupo por um longo período. Talvez um unicórnio tenha concordado em ajudar o grupo a matar um demônio em particular, ou o bárbaro do grupo colocou um jovem guerreiro sob sua tutela, ensinando-lhes os costumes de seu clã. O recurso de ajudantes inclui regras para nivelar esses personagens para que os membros do grupo possam vê-los crescer ao longo de uma aventura.

Veja como usar ajudantes e alguns exemplos deles para uso em suas aventuras:

O que são ajudantes?

Ajudantes são um meio-termo entre monstros caseiros e versões simplificadas de personagens dos jogadores. Eles têm as seguintes características principais:

  • Tipos de ajudantes: Ajudantes são divididos em três classes diferentes, o Especialista, o Conjurador e o Guerreiro.

  • Estatísticas do Ajudante: Qualquer criatura com um nível de desafio de ½ ou inferior em seu bloco de estatísticas pode ser um ajudante, mas os ajudantes Especialistas e Conjuradores devem falar pelo menos um idioma. Os Ajudantes geralmente mantém os Valores de atributo básicos e ações em seu bloco de estatísticas original. Os ajudantes Conjuradores, entretanto, têm quaisquer características de conjuração existentes (incluindo as inatas) substituídas por espaços de magia e novas características.

  • Nível inicial: O nível inicial do ajudante é sempre igual ao nível médio do grupo.

  • Nivelamento: O ajudante ganha um nível sempre que o nível médio do grupo aumenta. Cada vez que eles ganham um nível, o ajudante ganha um dado de vida, e seus pontos de vida máximo aumentam com uma rolagem do dado de vida mais o modificador de constituição do ajudante. O ajudante também ganha Aumento no Valor de Atributo conforme sobe de nível e tem um bônus de proficiência determinado pelo seu nível de classe, assim como personagens normais.

  • Salvaguarda contra morte: se um ajudante cai para 0 pontos de vida e não é morto imediatamente, ele cai inconsciente e começa a rolar salvaguarda contra morte como um personagem de jogador normalmente.

Como adicionar ajudantes à sua ficha de personagem de D&D Beyond

Ajudantes básicos podem ser adicionados à sua ficha de personagem para fácil acesso. Basta ir para a ficha de personagem, clicar em Extras > Manage Sidekicks > Choose a Category > Sidekicks. Lá, você encontrará estatísticas simplificadas que são mais bem usadas para personagens que não lutarão, mas cujos pontos de vida ainda são importantes para manter o controle.
Se você tem um NPC ou monstro que está se juntando ao grupo para fornecer assistência dentro e fora do combate e vai usar as regras para ajudantes do Tasha's Cauldron of Everything, você vai querer algo mais abrangente. Nesse caso, crie um monstro você mesmo e selecione uma criatura cujas estatísticas melhor representem seu ajudante. Você pode modificar suas estatísticas com base em seu nível como Especialista, Conjurador ou Guerreiro. Você pode aumentá-los simplesmente modificando a ficha de personagem ao longo do tempo. Lembre-se: você não precisa compartilhar publicamente seus ajudantes feitos por você para usá-los em sua campanha.

Assim que seu ajudante estiver pronto, siga as etapas descritas no primeiro parágrafo desta seção, exceto escolher a categoria Invocado para encontrar e adicionar seu ajudante feito por você à sua ficha de personagem. Se você for um Narrador, pode acessar o ajudante na página My Homebrew Creations.

O ajudante Especialista


Imagem: D&D Beyond

Ajudantes Especialistas se especializam em ganhar proficiências em perícias à medida que sobem de nível, e em ajudar os membros do grupo com a ação Ajudar. Eles adquirem recursos de Ladinos como Evasão e Talento Confiável à medida que sobem de nível, mas incorporam uma criação de personagem mais "generalista" que pode ser inestimável em qualquer grupo de aventureiros.

Conheça Mudgewudge, um ajudante Especialista

A Banda era o mais estranho grupo de criaturas marinhas que a taverna já vira, mas a multidão os adorava. Os vocais do tritão soavam como o marulho das ondas, o tortle batia em sua própria concha como um tambor e os koalinths se debatiam em suas violas de espinha de peixe como maestros. Mas a estrela do show era Mudgewudge, uma locathah rotunda e despretensiosa a qual ninguém dava nada até que ela foi até a frente do palco e explodiu em um solo de concha prolongado. Aplausos explodiram pela sala, e alguém atrás gritou: "Uau, aquele peixe pode TOCAR!"

Mudgewudge é uma locathah que sonha frequentemente acordada e é uma habilidosa tocadora de concha. Ela sempre foi fascinada pelos habitantes da terra e por lugares estrangeiros. Quando criança, costumava sair da água para conversar com nadadores e marinheiros perplexos, absorvendo suas histórias de lugares muito além de sua pequena comunidade de corais. Mais do que qualquer outra coisa, ela sonhava em viajar e conhecer o mundo.

Mudgewudge realizou seu sonho quando encontrou os Shining Scallops, uma banda composta de um tritão, um tortle e dois koalinths. Eles compartilhavam o desejo de Mudgewudge de viajar e se uniram para espalhar o talento das raças marítimas por suas proezas musicais. Sentindo a oportunidade de uma vida, Mudgewudge demonstrou sua habilidade com o shofar de concha, ganhando um lugar na banda.

Hoje, Mudgewudge e seus parceiros de banda podem ser encontrados se apresentando em várias vilas de pequeno a médio porte ao longo do litoral. Eles enfrentam seu quinhão de olhares estranhos, mas mesmos os mais relutantes normalmente começam a bater os pés quando a banda pulsa seus instrumentos incrustados de conchas.

Para arrecadar moedas adicionais entre os shows, Mudgewudge começou a se aventurar como um hobby paralelo, e seu jeito caloroso e baladas alegres a tornam uma ajudante especialmente boa para uma barda.

Mudgewudge como ajudante


Mudgewudge é especialista em ajudar seus amigos em testes de atributo — uma habilidade útil quando você está em uma banda. Ela sabe se virar em uma luta graças a várias proficiências com armas, Ataques Múltiplos e pontuação acima da média em Força, Destreza e Constituição.

A necessidade de Mudgewudge de ficar submersa na água a cada 4 horas pode ser um inconveniente durante uma descida profunda a uma masmorra, mas o uso criativo de magias como Criar ou Destruir Água pode contornar isso. Os companheiros de banda do Mudgewudge também viajam com um buraco portátil que eles regularmente enchem de água no caso da locathah precisar de um mergulho, e eles podem estar dispostos a deixar os amigos pegá-lo emprestado.

Mudgewudge é uma ajudante óbvia para uma campanha marítima como Ghosts of Saltmarsh, mas não deixe que suas origens o confinem a locais aquáticos. A locathah pessoalmente adoraria se apresentar em uma grande cidade e seria uma aliada divertida em uma campanha urbana.

Veja as estatísticas de Mudgewudge no primeiro nível abaixo. Seu bloco de estatísticas foi criado usando o monstro locathah de Ghosts of Saltmarsh.


O ajudante Conjurador

Imagem: D&D Beyond


Ajudantes Conjuradores fazem exatamente o que seu nome indica: eles conjuram magias. Eles se especializam em uma das três funções — Mago, Curandeiro ou Prodígio — e ganham acesso às listas de magias de mago, clérigo e druida ou bardo e bruxo com base em suas funções. O Conjurador é útil para grupos que não têm acesso a magias rituais, como identificar ou precisam de um curandeiro, ou um causador de dano para preencher a linha de fundo.

Conheça Crystalina, uma ajudante Conjuradora

O gnoll planejava berrar um Grito de Guerra vitorioso enquanto esmagava o elfo com sua clava. Em vez disso, ele grunhiu em Confusão quando uma onda de magia de cura envolveu seu inimigo, aparentemente do nada. Antes que o gnoll pudesse entender o que estava acontecendo, uma explosão radiante enviou a criatura esparramada para trás em uma pilha atordoada.
Uma pixie apareceu então ao lado da orelha do elfo. Ela voou para a esquerda e para a direita, tecendo magia entre as pontas dos dedos minúsculos.

Crystalina é uma pixie que cresceu em um dos vários jardins mágicos criados por uma arquimaga falecida chamada Serena. Plantados em regiões onde o Plano Material se turva com a Faéria, os bosques de Serena são cuidados por elfos silvestres, sprites e pixies. Eles são conhecidos como lugares de maravilhosas, as frutas e flores que crescem nesses ermos são usadas para preparar poções de cura em todo o mundo.


Nascida sem uma habilidade inata de conjurar magias, Crystalina sempre sofreu por estar cercada por magia diariamente. Ela tentou aprender magias com amigos clérigos elfos Silvestres, mas achou o processo difícil até que sua casa foi atacada por um grupo de bandidos sedentos de sangue que esperavam roubar componentes de cura. Enquanto os elfos, pixies e sprites do jardim de Serena derrotavam os invasores, as habilidades mágicas de Crystalina se manifestaram com sua primeira magia curar ferimentos.

Desde aquele dia, os poderes de Crystalina só ficaram mais fortes, e a persistente pixie tornou-se possuída pelo desejo de defender a natureza daqueles que a profanam. Acreditando que a melhor maneira de aprender mais feitiços é se aventurar além dos limites do jardim de Serena, Crystalina está secretamente esperando pela oportunidade (ou pessoa) certa para partir.

Crystalina como ajudante

Crystalina é uma ajudante Conjuradora intrigante. Como uma pixie, ela começa apenas com um único ponto de vida. No entanto, ela também possui Invisibilidade Superior, Resistência à Magia e um alto valor de Destreza, o que significa ser improvável que os inimigos a notem ou a almejem em um encontro de combate. Seus truques iniciais, Chama Sagrada e Acudir os Moribundos, são úteis para causar um pouco de dano e estabilizar amigos. Visto que nenhum deles requer concentração, Crystalina pode lançar qualquer um deles enquanto permanece invisível. Curar Ferimentos é o único outro feitiço que ela conhece no momento, mas conforme ela sobe de nível, ela pode escolher entre a lista de magias de clérigo ou de druida graças ao seu papel de Curandeira como ajudante Conjuradora.

Aventureiros franzinos acharão Crystalina uma amiga útil que pode impedi-los de rolar Salvaguarda contra morte a cada combate. O tamanho pequeno da pixie, a velocidade de voo e a proficiência em Destreza (Furtividade) a tornam uma aliada interessante para ladinos também.

O conhecimento de Crystalina sobre os jardins de Serena pode servir de gancho para aventureiros com kits de herbalismo que desejam preparar suas próprias poções de cura. Sua conexão com a Faéria será uma bênção para qualquer herói que queira participar do fantástico Carnaval Bruxeluzente, apresentado em The Wild Beyond the Witchlight.

Veja as estatísticas de Crystalina no primeiro nível abaixo. Seu bloco de estatísticas foi criado a partir da pixie:

O ajudante Guerreiro


Imagem: D&D Beyond


O ajudante Guerreiro tem tudo a ver com adicionar músculos ao seu grupo. Eles são a guarda da aldeia que você recrutou, o bárbaro implacável que lhe deve um favor e o lobo selvagem que você está domesticando e treinando. À medida que este ajudante passa de nível, ele obterá recursos familiares aos Guerreiros, como Recuperar Fôlego e Crítico Aprimorado.

Conheça Skrappis, um ajudante guerreiro
O cavaleiro olhou incrédulo enquanto Skrappis se catapultava pela caverna, pousando nas costas do pescador da caverna. O kobold cortou a criatura similar a uma lagosta com uma adaga que parecia ter sido criada com barbante e colheres. Enquanto o pescador da caverna guinchava e balançava, Skrappis puxou um frasco de fogo do alquimista das profundezas de sua tanga e o enfiou na boca da criatura.

"Toma essa, seu horrível" Skrappis gritou, saltando para o chão quando o fogo do alquimista explodia na garganta do pescador da caverna.

Skrappis é um kobold incomumente destemido que teve sempre uma inclinação para construir geringonças bizarras a partir do lixo. Um dia, ele cavou em um complexo de cavernas e salvou um draconato idoso que estava preso no filamento de um pescador de cavernas. Este draconato era Sir Shagryn Rogern de Cormyr, um cavaleiro andante obcecado em consertar os erros por toda à terra. Nunca tendo visto um draconato antes, Skrappis imediatamente jurou lealdade ao que ele pensava ser um deus descido dos céus dracônicos.

Durante o próximo ano, Skrappis serviu ao lado de Sir Rogern em várias missões de cavaleiro errante, despachando mais do que alguns inimigos com táticas não ortodoxas — mas inegavelmente eficazes. Na verdade, ele provavelmente teria recebido o título de cavaleiro honorário do Dragão Púrpura se não fosse pela morte de Sir Rogern. O draconato, que já era um ancião quando Skrappis o salvou, morreu pacificamente enquanto dormia há um mês, deixando o desconexo kobold sem um mentor.

Após chorar por três semanas e descontar sua frustração em vários pequenos insetos, Skrappis decidiu encontrar um novo patrono e anseia continuar o legado de seu falecido mestre. Enquanto outro mentor draconato seria bom, Skrappis aprendeu muito sobre o mundo viajando com Sir Rogern no ano anterior e está aberto a seguir os passos de qualquer benfeitor forte — contanto que eles não julguem sua coleção eclética de armamento caseiro!

Skrappis como ajudante

Skrappis é um inventor kobold. Ele é um pequeno patife hábil especializado em correr pelo campo de batalha, jogando frascos de ácido e soltando cestos de centopeias atrás de si para manter os inimigos perplexos. Embora ele comece com pontos de vida medianos, Skrappis depende da imprevisibilidade e de sua habilidade de monstro de Invenção de Arma para mantê-lo vivo em combate. Como um ajudante Guerreiro com o papel de Defensor, ele pode impor desvantagens aos inimigos com sua reação.

Como a maioria dos kobolds, Skrappis se destaca em um ambiente subterrâneo, e sua sensibilidade à luz solar pode ser um problema durante as viagens diurnas. Qualquer aventureiro que escolher Skrappis como aliado deve seguir as palavras de Sir Rogern: "Um cavaleiro andante deve sempre viajar à noite, pois a noite é quando os malfeitores cometem seus crimes!"

Apesar de sua aversão à luz do sol, Skrappis pode se encaixar na maioria das campanhas e deveria ser retratado como o Sancho Pança para o Dom Quixote de um personagem do jogador. Ele será o companheiro perfeito para qualquer um dos novos draconatos apresentados no próximo Fizban’s Treasury of Dragons.

Veja as estatísticas do Skrappis no primeiro nível abaixo. Seu bloco de estatísticas foi criado a partir do inventor kobold:

Saiba mais sobre ajudantes

Ajudantes são uma forma divertida de se juntar a amigos e monstros que você encontra em suas aventuras. Como eles sobem de nível com o grupo, ver como seus companheiros evoluem com o tempo pode ser emocionante e recompensador, especialmente quando você se encarregou de domar uma galinha abissal selvagem. O melhor de tudo é os companheiros serem uma forma prática dos narradores ajudarem grupos menores de aventureiros a sobreviver aos perigos da estrada aberta.

Jeremy Blum (@PixelGrotto) é jornalista, blogueiro de games, aficionado por histórias em quadrinhos e fã de todas as formas de contar histórias que lançou seus primeiros dados poliédricos enquanto vivia em Hong Kong em 2017. Desde então, ele nunca olhou para trás e adora jogos de RPG pela oportunidade de contar as histórias que estão girando em sua cabeça desde a infância.
 

SOMOS UM GRUPO VOLUNTÁRIO DE TRADUÇÕES DE RPG

Esse post e outros materiais aparecem primeiro no nosso APOIA.se. Ao contribuir, você ajuda nosso trabalho voluntário a continuar.


Também acompanhe as novas publicações no:


Para interação entre a comunidade, pesquisas e sorteios, temos:

Grupo do Whats: https://chat.whatsapp.com/Lw2q1nIeava2fzjoTVvjPd

Servidor Discord: https://discord.gg/eyhe7ge2TJ

166 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo