D&D5e: Mordenkainen’s Multiverse Torna os Monstros Mágicos mais fáceis de usar

Atualizado: 17 de fev.


Texto publicado no blog Bols News dia 26 de janeiro e foi escrito por J.R. Zambrano (@jrrmungandr). Traduzido por Paulo Henrique Lima (@PHRCC).

Monsters of the Multiverse torna o gerenciamento de monstros mágicos mais fácil do que nunca. Os espaços de magia desapareceram, mas não foram esquecidos. Dê uma olhada.


Uma das grandes mudanças em Mordenkainen Presents: Monsters of the Multiverse é a maneira como os monstros que usam magia funcionam. Essas são as mesmas mudanças descritas no artigo Evolução das Criaturas publicado pelo D&D Design Blog e traduzido por nós, mas agora temos a chance de ver como elas realmente se encaixam no design renovado dos monstros. Em poucas palavras, torna os monstros conjuradores muito mais fáceis de usar do que antes.

Para ilustrar a diferença, daremos uma olhada em alguns monstros e PNJs conjuradores que foram refeitos. Espero que você tenha uma noção de como o novo sistema funciona. Começaremos com a diferença mais básica.


Monstros agora têm a Ação de Conjuração. Qualquer monstro capaz de conjurar agora tem uma ação separada em seu bloco de estatísticas chamada “Conjuração”. A CD de salvaguarda do monstro acompanha a entrada com uma lista de quais magias eles podem conjurar e com qual frequência.


Novas Regras de Conjuração


Os espaços de magia se foram. Aqui está uma olhada na entrada de conjuração para o Hobgoblin Devastator e como ela aparece originalmente no Guia do Volo sobre Monstros:

Imagem com tradução adaptada. Print original aqui.

E veja como ficou:

Imagem com tradução adaptada. Print original aqui.

Logo de cara, a lista é mais simples. Em vez do Hobgoblin Devastator ter que decidir entre conjurar uma bola de fogo, relâmpago, onda trovejante ou mísseis mágicos, ele terá uma lista mais fácil. Duas bolas de fogo, dois relâmpagos para atingir grupos de alvos e, em seguida, voo, névoa obscurecente e lufada de vento, conforme necessário.

A WotC claramente elaborou um cálculo interessante aqui. O Hobgoblin Devastator perde o número total de espaços de magia (caindo de 11 para 10), mas recebe um número maior de ciclos de magia de nível superior.

Se o Hobgoblin Devastator viver o suficiente, ele pode conjurar 6 magias diferentes de 3º ciclo, efetivamente dobrando o número de espaços da versão anterior. Eles também não precisarão escolher entre bola de fogo e voo. Eles poderão fazer as duas coisas.

Voo no início, para ficar longe de malucos corpo a corpo, então só fazer chover bolas de fogo e relâmpagos. Claro, eles perdem a capacidade de conjurar uma bola de fogo como um espaço de 4º ciclo ou conjurar tempestade glacial — mas ainda assim saem ganhando.

Além disso, seus truques se foram, embora você deva ter notado o Raio Devastador. É assim que os Devastadores gerenciam seus danos mágicos à vontade agora. E a maioria dos monstros conjuradores tem algo assim.

Neste caso, é um ataque mágico à distância que causa um dano ótimo e derruba uma criatura. Raio Devastador é com certeza mais poderoso do que um Bolha Ácida estando no 7º nível ou Raio de Fogo. Mas não é impressionante. Ele faz o Devastator estar onde precisa estar para ser um ND 4.


Conjuração e Ataques Múltiplos

A outra grande mudança é que algumas criaturas agora podem usar magias como parte de seus ataques múltiplos. Drow Shadowblades agora empunham magia e espadas com a mesma competência. Eles costumavam ter esse sistema complicado:

Imagem com tradução adaptada. Print original aqui.


Você teria que acertar com um ataque, criar um cubo de escuridão e, em seguida, descartar a escuridão eventualmente para causar algum dano extra. Agora o Shadowblade pode fazer apenas três ataques com a espada sombria (causando mais dano em média) e pode conjurar Escuridão:

Imagem com tradução adaptada. Print original aqui.


É uma pequena mudança. Mas um importante. O Shadowblade não é o único monstro ou PNJ a ter essa mudança. Bardos, por exemplo, também ganharam a capacidade de trocar um ataque para conjurar uma magia como parte de seu ataque múltiplo.


E veja como eles ficaram felizes com o resultado.

Também eles têm ataque múltiplo agora. O que é ótimo, eles precisavam. Há muito o que amar nas novas regras mais fáceis de Monsters of the Multiverse’s. Espero que essa tendência continue na “próxima evolução do D&D”.


 

SOMOS UM GRUPO VOLUNTÁRIO DE TRADUÇÕES DE RPG

Esse post e outros materiais aparecem primeiro no nosso APOIA.se. Ao contribuir, você ajuda nosso trabalho voluntário a continuar.


Também acompanhe as novas publicações no:


Para interação entre a comunidade, pesquisas e sorteios, temos:

Grupo do Whats: https://chat.whatsapp.com/Lw2q1nIeava2fzjoTVvjPd

Servidor Discord: https://discord.gg/eyhe7ge2TJ













359 visualizações0 comentário