Jogando D&D sem ser D&D — alternativas à D&D 5e

Atualizado: 17 de fev.

E se eu lhe dissesse que a Wizard of the Coast é apenas uma das muitas editoras de Dungeons & Dragons? Soa estranho? WotC é a dona comercial da marca D&D, e qualquer pessoa doida o suficiente para usá-la sem consentimento seria processada até o esquecimento. Isso, no entanto, não significa que outras editoras não estejam lançando ótimos jogos que são tanto D&D quanto o D&D que todos conhecemos.


Artigo escrito por "niklas@wistedt.net" para o Paths Peculiar, traduzido por Paulo Henrique Lima.

E por que sair da Wizards of the Coast?

Vamos dar um passo atrás e analisar motivos para procurar alternativas ao D&D da Wizards.

Bem, em primeiro lugar — você não precisa procurar alternativas. Se você realmente gosta da quinta edição de Dungeons & Dragons, e não tem problemas com a empresa Wizards of the Coast, então está tudo bem. Você deve fazer o que te faz feliz. Se você está feliz com o D&D 5e, então, jogue-a!

No entanto…

  • Talvez você simplesmente não goste da 5º edição de D&D.

  • Talvez você tenha algum problema com a forma como a WotC conduz seus negócios ou,

  • você está preocupado que eles vão entrar para o mercado de NFT, assim como sua empresa-mãe Hasbro?

Existem muitas razões válidas para se afastar de quem detém os direitos comerciais para colocar um logotipo de Dungeons & Dragons na capa do livro. Além disso; você nem precisa de um motivo além de ser curioso e querer experimentar algo novo.

Mas será se realmente é D&D se não tem isso na capa?

Resposta curta: sim!

Resposta mais longa: sim! Veja bem, existe algo chamado Open Gaming License (OGL), que torna legalmente aceito a criação de cópias de D&D. Você basicamente pode copiar as regras e publicá-las com um nome diferente de Dungeons & Dragons. O OGL é o que a Paizo usou em 2009 para criar o Pathfinder RPG, que superou a quarta edição do D&D.

Aqui, deixe-me citar quem descreveu o OGL na Wikipedia:


Dungeons & Dragons retro-clones são jogos de RPG de fantasia que emulam edições anteriores de Dungeons & Dragons (D&D) em que a Wizards of the Coast não dá mais suporte. Esses jogos possíveis graças ao lançamento das regras das edições posteriores em um Documento de Referência do Sistema sob os termos da Open Game License, que permite o uso de grande parte da terminologia proprietária de D&D que poderia constituir coletivamente na violação de direitos autorais. Essas regras não têm o nome D&D ou qualquer uma das marcas associadas. - Wikipédia

Muitos desses clones existem hoje e estão ganhando popularidade à medida que os jogadores estão mudando da quinta edição para outras alternativas. Alguns desses jogos são agrupados sob o movimento Old-School Reinassance, mas se você gosta desse estilo de jogo específico ou não, esses jogos podem ser jogados da maneira que você preferir.


Os jogos criados e publicados sob a OGL às vezes são clones exatos de edições anteriores de D&D (como Old-School Essentials), mas na maioria das vezes eles são ajustados, mantendo o núcleo de D&D, mas fazendo ajustes e adições às regras e mecânicas. De qualquer forma, a maioria desses jogos geralmente são compatíveis — então você pode usar as aventuras de um jogo e jogá-lo com as regras de outro!


Então você entende o que quero dizer quando digo que não precisa dizer Dungeons & Dragons na capa do livro para ser D&D?


Então, quais são minhas opções?

Muitas, acredite. Existem toneladas de clones de D&D por aí. Alguns dos mais populares são Labyrinth Lord, Lamentations of the Flame Princess, Swords & Wizardry, White Box e OSRIC.

Eu gostaria de destacar duas grandes alternativas para a quinta edição de Dungeons & Dragons – Old-School Essentials e Dungeon Crawl Classics.

Esferas do Poder – para quem gosta de opções (e odeia o sistema de magia atual)

Esferas do Poder são sistemas mágicos e marciais únicos, criado pela Drop Dead Studios para ser usado com a Quinta Edição do RPG de Fantasia. Nesse sistema, os jogadores escolhem habilidades marciais e mágicas de diferentes esferas, gastando Aptidões de Combate para criar um praticante exclusivamente personalizado. Esferas Marciais e mágicas são extremamente flexíveis e se concentram em permitir que os jogadores transformem suas ideias em realidade, ao em vez de empurrá-los para uma função específica. Para mais informações sobre a mecânica, veja 'Usando Esferas Marciais' abaixo. Algumas opções misturam Esferas Mágicas e Esferas Marciais.

Nós do Toca do Coruja conseguimos a licença e estamos traduzindo esse material. Conheça.


Old-School Essentials – para o D&D purista

Old-School Essentials (OSE) do Necrotic Gnome é uma réplica exata da mecânica Basic/Expert do jogo de 1981. Se você escolher o OSE básico, você obtém as regras do D&D, apenas apresentadas em um layout moderno e mais intuitivo. É fácil de ler, maravilhosamente ilustrado e um produto realmente sólido que exala qualidade.


OSE também possui suplementos “avançados” que adicionam opções que não são cópias de D&D, mas se harmonizam muito bem com ele. Recomendo começar com o “classic fantasy rules tome” básico, pois é simplesmente incrível.


As regras do D&D Basic Expert, aliás, Old-School Essentials estão disponíveis gratuitamente online no banco de dados de documentos de referência do sistema.


Foto do tomo de regras old-school essentials

Dungeon Crawl Classics – para o insurgente de D&D

Se o OSE é leal às raízes do D&D, Dungeon Crawl Classics (DCC) da Goodman Games é exatamente o oposto. Embora o núcleo do DCC seja certamente e inequivocamente Dungeons & Dragons (na minha opinião um pouco próximo da terceira edição), este jogo está cheio de inovação selvagem e imaginativa. Tudo, desde a criação de personagens até magias e ilustrações, é ajustado, refeito e re-imaginado. DCC é o primo impetuoso de D&D. É um livro grosso, mas não deixe isso te assustar — as regras realmente não são complexas.

Uma infinidade de grandes aventuras foram publicadas para Dungeon Crawl Classics, então mesmo que você não escolha este jogo específico, você deve ficar de olho em seus suplementos (lembra quando eu disse que esses jogos geralmente são compatíveis?).

Ah, ele também usa dados realmente voláteis, o que é divertido.

Foto do livro de regras do Dungeon Crawl Classics Dados Wonky fazem parte da experiência do Dungeon Crawl Classics!

Resumindo…

De qualquer forma, como você pode ver, existem muitas maneiras de jogar Dungeons & Dragons sem usar livros que dizem Dungeons & Dragons. Por qualquer motivo que você possa ter que se afastar da Wizards of the Coast, há muitas opções boas (melhores?) para escolher.


Embora uma grande empresa possa deter os direitos comerciais da marca, ela não possui o hobby. Ele é nosso.


 

SOMOS UM GRUPO VOLUNTÁRIO DE TRADUÇÕES DE RPG

Esse post e outros materiais aparecem primeiro no nosso APOIA.se. Ao contribuir, você ajuda nosso trabalho voluntário a continuar.


Também acompanhe as novas publicações no:


Para interação entre a comunidade, pesquisas e sorteios, temos:

Grupo do Whats: https://chat.whatsapp.com/Lw2q1nIeava2fzjoTVvjPd

Servidor Discord: https://discord.gg/eyhe7ge2TJ

233 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo