Mago 101: Lâmina Cantante do Caldeirão Incomensurável da Tasha

Escrito por Mira Alwan, publicado originalmente em 2 de agosto de 2021, disponível em aqui.

Traduzido e revisado pela equipe Toca do Coruja RPG.


Lâmina Cantante é a subclasse para os magos que desejam que a esgrima complemente suas magias. Junto com o Cavaleiro Místico — que faz o caminho oposto para guerreiros que querem usar magia com suas lâminas - o lâmina cantante é uma herança de classes híbridas de edições anteriores de D&D, como o lâmina arcana da quarta edição. É uma excelente escolha para quem deseja combinar as artes arcanas com recursos interessantes de combate corpo a corpo.



O lâmina cantante fez sua estreia na quinta edição no Guia do Aventureiro da Costa da Espada. Lá, ele foi restrito a personagens elfos e meio-elfos devido à representação tradicional de Forgotten Realms dessa antiga arte élfica de batalha, que combina golpes de espada com movimentos de dança. Uma versão revisada foi publicada no Caldeirão Incomensurável da Tasha. Foi removida a restrição racial e incluída algumas mudanças importantes descritas abaixo:

Características do Lâmina Cantante

Treinado na Guerra e na Canção


Ao escolher esta Tradição Arcana, no 2º nível, os lâminas cantantes ganham proficiência com armaduras leves e um tipo de arma corpo-a-corpo de uma mão de sua escolha. Eles também ganham proficiência em Atuação , se ainda não a tiverem.


Embora a tradição do Lâmina Cantante possa ter se originado entre os elfos mestres da espada, é importante notar que ela não requer mais o uso de uma lâmina. Conforme descrito no Guia do Aventureiro da Costa da Espada, existem vários estilos de Lâmina Cantante, cada um representando um animal e especializado em um tipo diferente de arma. O estilo gato se especializa em espadas, o estilo pássaro utiliza armas de cabo como machados e picaretas, e o estilo cobra usa armas que lembram seu homônimo enrolado, como manguais ou chicotes.


Portanto, não se deixe limitar pelo nome dessa Tradição Arcana — se você quiser fazer um lâmina cantante, ex-ferreiro, que luta com um martelo, faça.


Canção da Lâmina

Também no 2º nível, os Lâminas Cantantes recebem a característica principal de sua Tradição Arcana: Canção da Lâmina. Mesmo magos que não têm interesse em lutar corpo a corpo poderão se beneficiar disso. Com ação bônus, você pode iniciar uma Canção da Lâmina, que dura 1 minuto e confere os seguintes benefícios:

  • Um bônus de CA igual ao seu modificador de Inteligência, com um mínimo de +1.

  • Deslocamento de caminhada aumenta em 3 metros.

  • Vantagem nos testes de Destreza (Acrobacia).

  • Bônus nas Salvaguardas de Constituição para manter a concentração em uma magia. Esse bônus é igual ao seu modificador de Inteligência, com um mínimo de +1.

Você pode encerrar a Canção da Lâmina a qualquer momento, e só pode ativá-la se você não estiver usando uma armadura média ou pesada ou usando um escudo, que são duas condições que podem encerrar a canção mais cedo. A canção também termina se você ficar incapacitado ou usar as duas mãos para fazer um ataque.


A versão do Lâmina Cantante do Guia do Aventureiro para a Costa da Espada limitava o uso da Canção da Lâmina a duas vezes por descanso curto ou longo. Notavelmente, Caldeirão Incomensurável da Tasha ajustou isso, permitindo que os Lâminas Cantantes invoquem sua canção um número de vezes igual ao seu bônus de proficiência, com todos os usos recuperados em um descanso longo. Isso permite que os Lâminas Cantantes clamem por sua fama mais frequentemente, conforme sobem de nível, embora eles ainda precisem ser criteriosos na escolha de quais batalhas necessitam de sua canção.


Ataque Extra

No 6º nível, os Lâminas Cantantes podem atacar duas vezes sempre que realizarem a ação Atacar. Eles podem lançar um truque no lugar de um dos ataques, que é outra adição útil que a versão do Caldeirão Incomensurável da Tasha trouxe para essa subclasse. Essa mudança não se relaciona apenas com a imagem de um conjurador usando uma das mãos para lançar magias enquanto a outra combate, mas também demonstra a flexibilidade do Lâmina Cantante. Lâminas Cantantes não precisam mais ter que escolher entre fazer dois ataques ou conjurar lâmina estrondosa - agora eles podem fazer ambos.


Canção da Defesa

No 10º nível, lâminas cantantes podem absorver dano quando sua Canção da Lâmina está ativa, usando uma reação para gastar um espaço de magia. O dano é reduzido em uma quantidade igual a cinco vezes o nível do espaço de magia. Perder um espaço de magia, dessa maneira, obviamente não é o ideal, mas pode significar a diferença entre um Lâmina Cantante permanecer no campo de batalha ou ser nocauteado por um acerto crítico da ação lendária de um chefão.


Canção da Vitória

No 14º nível, os lâminas cantantes podem adicionar seu modificador de Inteligência (no mínimo +1) ao dano de seus ataques corpo a corpo enquanto sua Canção da Lâmina estiver ativa. Considerando que a maioria dos magos prioriza a Inteligência como seu valor de habilidade mais alto, esse recurso é a chance perfeita de transformar o intelecto em alto dano causado.


Imagem: Wizards of The Coast

Prós

Lâminas Cantantes são uma boa escolha para jogadores que desejam construir uma variação do clássico papel de “gish”, sendo um personagem habilidoso, tanto em combate físico quanto em magia. Com acesso à lista de magias mais flexível em Dungeons & Dragons, os lâminas cantantes podem escolher entre esgueirar-se para o alcance corpo a corpo com a lâmina lúgubre e lançar bola de fogo da retaguarda.

Ao contrário de outras subclasses gish, como o Cavaleiro Místico, o Lâmina Cantante oferece progressão completa de espaços de magia, permitindo que você se apoie mais em magias defensivas como égide e absorver elementos , para ficar em pé.


Contras

Lâminas Cantantes conseguem se manter em combate, mas quando comparados ao Cavaleiro Místico e o Lâminabreu, eles são combatentes frágeis. Eles têm que se virar com Dados de Vida de d6 e proficiência com armadura leve. Eles também são bastante dependentes de sua Canção da Lâmina, então se você estiver enfrentando vários encontros de combate consecutivos, espere ter que ir para a retaguarda em algum momento.

Por último, quando se trata de escolha de magias, você pode se ver tendo de escolher entre magias que o tornam melhor no alcance de combate corpo-a-corpo e magias que o ajudam a contribuir para o combate quando você esgotou os usos da Canção da Lâmina.


Conheça Dram Dragoyin, o lâmina cantante meio-orc

O velho tentou gritar, mas um soco no estômago com o soco-inglês do bandido o deixou sem fôlego. Caído no chão com lágrimas nos olhos, o velho assistiu impotente aos vigaristas pegarem sua bolsa, removendo ansiosamente suas moedas como hienas famintas.


De repente, o zunido de uma rapieira cortou a escuridão, e um dos bandidos gritou, largando a bolsa. O outro disparou seus punhos em uma figura de ombros largos que saiu das sombras, mas sem sucesso. Com outro golpe da lâmina e uma explosão de magia estrondosa que reverberou por todo o beco, os dois bandidos caíram no chão.


“Eles não vão incomodá-lo mais,” o meio-orc murmurou enquanto ajudava o velho a se levantar, guardando sua rapieira com uma jovial e felina destreza.



Dram Dragoyin é um meio-orc que aprendeu a arte da lâmina cantante com seu marido, um meio-elfo chamado Zannan Nith'gem. Residente de Baldur's Gate que anteriormente trabalhou como transportador de livros raros, Dram conheceu Zannan há 10 anos quando ladrões tentaram assaltá-lo em seu caminho para a grande biblioteca em Forte da Vela .


Embora Dram pudesse se defender contra os rufiões, sua habilidade não era nada comparada à do ousado meio-elfo, um praticante do lâmina cantante estilo felino que viajou pela Costa da Espada por anos como um aventureiro.


Dram ficou fascinado por Zannan, e lhe implorou para compartilhar os segredos de sua arte espadachim. Surgiu uma amizade, e essa amizade logo se transformou em amor quando os dois se uniram por suas ancestralidades distintas e compartilharam a tendência de ajudar os necessitados.


O par fixou residência na Cidade Externa de Baldur's Gate como investigadores particulares, ajudando moradores que foram ignorados pela Vigia e pelo Punho Flamejante. Histórias da corajosa dupla, ambos empunhando rapieiras com velocidade e poder sobrenaturais, começaram a fluir pela cidade, e Dram e Zannan se tornaram alvos da Guilda, o notório sindicato do crime de Baldur's Gate.


Mais recentemente, Dram e Zannan investigam uma série de roubos de pólvora que podem estar relacionados com a Guilda. Os ladrões - que brandem pistolas lantanesas e usam o símbolo da Fênix - atiraram em Zannan em seu último encontro, deixando a mão do meio-elfo gravemente mutilada e incapaz de usar uma rapieira. Dram passou as últimas semanas cuidando de seu amado, mas está ansioso para levar esses pistoleiros à justiça com a impiedade crescendo de sua Canção da Lâmina.


Interpretando Dram

Dram é um mago caótico e bom com antecedente de Investigador do Guia de Van Richten p

ara Todas as Coisas. Seu maior valor de atributo é Inteligência e o segundo maior é Força. Os valores de Carisma e Destreza de Dram são baixos, embora Canção da Lâmina conceda a ele vantagem em testes de Destreza (Acrobacia). Pode-se imaginar que seus movimentos de lâmina cantante não têm a graça natural de Zannan, mas compensam esse déficit com ataques mais fortes e agressivos.

Dram tem proficiência com as seguintes perícias e ferramentas:

  • Arcanismo

  • Intuição

  • Intimidação

  • Investigação

  • Percepção

  • Atuação

  • Kit de Disfarce.

  • Ferramentas de Ladrão

Dram começou sua jornada mágica estudando secretamente livros de magia enquanto os transportava para o Forte da Vela anos atrás. Desde então, Zannan o ajudou a aprender mais magias, e o meio-orc tem o talento Conjurador Bélico para complementar sua conjuração em combate. Os truques preferidos de Dram, que ele provavelmente usará no lugar de seu Ataque Extra, são proteção contra lâminas, lâmina estrondosa, lâmina verde-flamejante, explosão de espadas, e golpe certeiro.


Dram usará prontamente o passo nebuloso e reflexos para dispersar-se em redor de seus inimigos, além de égide e absorver elementos para evitar danos. A magia mais forte em seu arsenal é o ataque de aço do vento.


A maioria das outras magias de Dram foram escolhidas devido a suas utilidades em investigações. Isso inclui alarme, enfeitiçar pessoa, ver o Invisívele localizar criatura. Dram também tem invisibilidade maior a sua disposição caso precise espiar um grupo de criminosos e então entrar em ação e pegá-los no pulo.


Embora normalmente calmo e controlado, Dram pode ficar furioso se alguém se atrever a fazer um comentário ácido sobre alguém com sangue orc usando a tradicionalmente élfica Canção da Lâmina. Ele também é ferozmente defensor de Zannan, e já enfrentou no passado comentários preconceituosos que caçoam da união de um meio-orc e um meio-elfo.

Interpretando Dram como um PNJ

Dram pode ser um grande aliado em qualquer campanha que ocorra em Baldur's Gate. Ele será infinitamente grato a qualquer aventureiro que puder curar os ferimentos graves de Zannan com regeneração. Sua investigação sobre ladrões de pólvora portando o símbolo da fênix foi inspirada por uma frase do gazeteiro de Baldur's Gate: Descida ao Avernus, e poderia muito bem ser o cenário para um confronto épico de armas contra espadas nas ruas sujas de Gate!


Infunda uma canção de magias e lâminas

Anteriormente limitado devido a sua restrição racial, a Tradição Arcana Lâmina Cantante agora está aberta a todos os heróis que sonharam em girar pelo campo de batalha com destreza e gala. Para aqueles que gostam de misturar magia com seu combate corpo-a-corpo ou rememorar classes mais antigas de D&D como a espada mágica, a Canção da Lâmina pode fornecer o tom certo.

Jeremy Blum (@PixelGrotto) é jornalista, blogueiro de games, aficionado por histórias em quadrinhos e fã de todas as formas de narrativa que lançou seus primeiros dados poliédricos enquanto vivia em Hong Kong em 2017. Desde então, ele nunca olhou para trás e adora jogos de RPG. a chance de contar as histórias que estão girando em sua cabeça desde a infância.


356 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo