RPG de Mesa: por onde começar e onde jogar?

Atualizado: 17 de fev.

Artigo postado na wiki da comunidade Tabletop RPGs, traduzido e adaptado por Diogo Augusto e Paulo Henrique Lima.

Guia para Iniciantes de RPG de Mesa

Imagem: Ordem Paranormal.

Se você está lendo isso em algum lugar, de alguma forma, você decidiu que os jogos de RPG podem ser um passatempo do qual você pode desfrutar. Talvez você tenha se envolvido com RPGs de videogame e quis ver de onde eles vieram, ou talvez tenha visto algumas pessoas jogando um jogo em uma livraria, ou loja de jogos, ou você pode ter visto esse hobby sendo ridicularizado, ou referenciado em um programa de televisão popular. Independente de como você teve a ideia de se envolver, este guia visa ajudá-lo a começar da maneira mais suave possível.


Neste guia, vamos cobrir tudo, da escolha de seu primeiro jogo até como entrar em contato com sua comunidade local de RPG. Também abordaremos o básico para realmente se preparar e jogar uma partida em sua própria casa. Agora, sem mais delongas, vamos às partes boas.

Usando este Guia

Não pense que você deve ler este guia na ordem ou até o fim. Pode até haver informações úteis em cada seção; entretanto, se você já sabe o que são dados, não há razão para ler sobre eles. Use o índice e vá direto até as informações de que precisa.

Role-play em Poucas Palavras

O RPG combina elementos de teatro/comédia de improviso, narrativa oral e jogos de tabuleiro/miniaturas. O resultado é algo maior que a soma de suas partes. Se isso parece comrpg-de-mesa-por-onde-começar-e-onde-jogarplicado, não se desespere, é muito mais fácil pegar o jeito do que você imagina.

RPG é uma série de coisas diferentes para muitas pessoas diferentes, mas a maioria de nós pode concordar que tudo se resume a imaginar algo com um grupo de pessoas. Quando você se senta ao redor de uma mesa com alguns amigos e assume os papéis de personagens que existem apenas em suas imaginações compartilhadas, você está interpretando um papel - ou fazendo um role-play. Tradicionalmente, a maneira como fazemos isso é designar uma pessoa como o Narrador para liderar o jogo e controlar as coisas nos bastidores, enquanto os jogadores restantes se revezam descrevendo como interagem com o mundo que o Narrador administra. Há outras maneiras de lidar com isso, mas isso está além do escopo deste guia.

O que diferencia o RPG de mesa e a interpretação em Live Action, como o faz de conta das crianças, é que os jogos de RPG possuem regras codificadas. O que essas regras implicam varia de jogo para jogo, mas geralmente descrevem os processos mecânicos seguidos pelos jogadores quando querem fazer algo e o que acontece quando o fazem. As regras ajudam a enquadrar a narração fornecida pelo Guia e pelos jogadores de uma forma justa. Os melhores jogos também têm regras que ajudam a inspirar e a guiam você por uma narrativa ótima e envolvente. Veremos os detalhes básicos de como tudo isso se encaixa mais adiante neste guia.

Narrador não é o único título para a pessoa que lidera o jogo. Cada jogo gosta de dar a esta posição um título único e ao longo dos anos essa pessoa tem sido chamada de Narrador, Dungeon Master, Mestre de Jogo, Administrador, Árbitro, Diretor, Mestre de Cerimônias e algumas dezenas de outros títulos. Para os fins deste artigo, vamos denominá-los Guia, porque é isso que eles fazem, eles guiam os outros jogadores através da experiência.

Ferramentas de Trabalho

Os jogos de RPG geralmente exigem muito pouco, além de sua imaginação e um livro de regras, mas como qualquer atividade, existem alguns detalhes de que você precisa. Nesta seção, examinaremos essas ferramentas, explicaremos para que servem e se são opcionais ou não.

Regras

Quase todos os RPGs usam algum tipo de livro de regras. Após ter alguma experiência com um jogo, você provavelmente não precisará de um livro de regras para jogar o RPG de sua escolha, mas quando você está aprendendo um jogo, é uma boa ideia tê-lo por perto. Este guia irá entrar em mais detalhes sobre quais jogos e conjuntos de regras começar sua carreira no RPG mais tarde, mas, por enquanto, apenas aceite que você precisará de um livro de regras para jogar.

Outra coisa que vale a pena mencionar sobre os livros de regras é que eles normalmente incluem uma lista de materiais de que você precisará. Certifique-se de verificar isso ao experimentar um novo jogo.

Dados

Eles vêm em todas as formas, tamanhos e cores; isso mesmo, estamos falando de dados.

Embora alguns RPGs tenham evitado nossos amigos poliédricos em favor de cartas, miçangas ou nenhum andomizador, a maioria dos RPGs ainda os usa.

Para que são usados?

Os RPGs costumam usar dados para gerar um número aleatório. Isso poderia determinar se Guilherme Tell atravessou a maçã, a que distância a bola foi atirada, se realmente há uma porta secreta atrás da estante de livros ou qualquer outra coisa. Os dados às vezes também são usados como contadores para rastrear tudo, desde o tempo até a saúde física. Em uma emergência, os dados também podem ser usados como miniaturas.

De quantos eu preciso?

O número e tipo de dados de que você precisa varia de jogo para jogo. Para começar, é melhor ter um conjunto completo de dados. Um conjunto completo inclui: uma moeda (d2), um de quatro lados (d4), um de seis lados (d6), um de oito lados (d8), um de dez lados (d10), um de doze lados (d12), um de vinte lados (d20), e um de porcentagem (d%).

Você pode querer ter d6s e d10s extras, pois esses são os dois dados mais usados.

Existem algumas variedades de dados mais esotéricas, como o d30 ou d1000. Esses dados não são considerados parte do “conjunto” básico e são usados principalmente por uma questão de novidade. Um tipo incomum de dados que você pode encontrar são os Dados Fudge. Esses dados não são novidade e estão se tornando cada vez mais comuns devido ao sucesso do sistema Fate RPG. Os dados Fudge são escritos como dF. Eles aparecem como dados comuns de seis lados, mas em vez de números nas faces, eles têm (+), (-) e faces em branco.

Fichas de Personagem

Uma ficha de personagem é um pedaço de papel ou livreto no qual você escreve tudo sobre seu personagem. A maioria dos livros de RPG conterá uma ficha de personagem que você pode fotocopiar e, nesta era digital, todas as editoras mais inovadoras também publicam as fichas de personagem oficiais em seus sites.

Sua ficha de personagem não precisa ser nada mais do que um pedaço de papel com 'ficha de personagem' rabiscada no topo. Uma folha de papel solta com as informações relevantes faz o trabalho tão bem quanto um livro de registro do personagem com seis páginas e cartões índice são mais fáceis de carregar e examinar. Hoje em dia, seu smartphone ou laptop pode funcionar melhor para você e, realmente, isso é o mais importante.

Miniaturas

Muito poucos jogos exigem especificamente o uso de miniaturas, mas seu uso anda de mãos dadas com a interpretação de papéis há muitos anos. As figuras costumam ser uma forma popular de representar seu personagem de várias maneiras diferentes. Às vezes, eles são usados como peças de jogo e são movidos em um mapa ou grade, outras vezes são usados apenas como uma espécie de peça de cena. O que é precisa ter em mente sobre as miniaturas é que elas não são obrigatórias. Você pode jogar quase todos os RPGs sem o uso delas, embora alguns grupos possam pedir que você use algo que represente seu personagem (um truque comum é usar um dado ou uma moeda).

Tokens

Na última geração de jogos de RPG, os tokens se tornaram uma alternativa popular às miniaturas. Os tokens são pedaços de papelão planos e redondos com uma arte que descreve um monstro ou herói. Eles vêm em uma variedade de tamanhos e são muito mais fáceis de transportar. Eles também são significativamente mais baratos do que miniaturas de metal ou plástico. Alguns grupos usarão miniaturas tradicionais para os heróis e tokens para monstros e NPCs.


Lápis e Papel

Há uma razão pela qual os jogos de RPG de mesa às vezes são chamados de jogos de “papel e caneta”. É porque esses dois componentes são as coisas mais importantes a se ter, além das regras e das pessoas com quem jogar. Não há requisitos específicos para sua ferramenta de escrita. Algumas pessoas gostam de lápis comuns de tabuada, outras de canetas e outras preferem lapiseiras. Use o que preferir, mas lembre-se de que provavelmente você precisará fazer muitas alterações e que é uma boa ideia usar algo que possa ser apagado facilmente.

É uma história semelhante para o papel. Na maioria das vezes, apenas papel de rascunho velho e comum será tudo de que você precisa. Você pode querer agarrar-se a uma ficha de personagem adequada, conforme descrito anteriormente, mas não é necessário. No entanto, diferentes tipos de papel têm usos específicos em jogos de RPG.

  • Em branco — usado para muitas coisas, mas mais comumente para esboçar imagens de coisas.

  • Alinhado — notas normalmente usadas, história do personagem e coisas semelhantes.

  • Papel Quadriculado — usado quase exclusivamente para mapas.

  • Cartões de Índice — usados para organizar coisas usadas com frequência, como itens ou feitiços.

Acessórios de Jogo

Existem vários recursos diferentes usados por jogadores de RPG, nenhum dos quais é necessário para desfrutar de uma partida. Alguns deles são:

  • Grids de Batalha — usados para mapear masmorras e controlar os combates.

  • Dungeon Tiles — como acima, mas com pisos ilustrados em vez de uma grade reutilizável.

  • Torres e Bandejas de Dados — mantém os dados confinados a uma área específica.

  • Calculadoras — podem ser usadas para contabilizar números que mudam com frequência, como Pontos de Vida (PV).

  • Aplicativos de Computador/Aplicativos de Celular — o uso varia, normalmente usado para controlar aspectos do jogo ou como uma referência.

  • Escudo do Mestre — uma estrutura dobrável projetada para ocultar as anotações do Guia e as jogadas de dados.

  • Música Ambiente/Efeitos Sonoros — geralmente gerenciado por um aplicativo de computador hoje em dia, mas poderia ser facilmente feito com um CD, DVD ou outro tipo de aparelho de mídia.

Fantasias

O uso de fantasias é comum em um Jogo de Interpretação ao Vivo ou, em inglês, LARP. Você deve verificar as diretrizes do LARP sobre fantasias ou entrar em contato com o organizador antes de finalizar sua fantasia. Pode haver limites no número e tipos de adereços, bem como outros fatores, como questões de segurança e conhecimento do jogo.


Rpgistas de mesa não costumam jogar fantasiados, embora ocasionalmente aconteça.


Escolhendo Seu Primeiro Jogo

Antes de começar a jogar RPG, você precisa escolher um jogo para se divertir. Existem muitos jogos excelentes por aí, mas sugerimos que você leve algumas coisas em consideração:

Normalmente, é uma boa ideia escolher um jogo que outras pessoas da comunidade local já estejam jogando. Desta forma, você tem pessoas a quem possa fazer perguntas, bem como uma comunidade existente de jogadores em potencial para o seu jogo.

Escolha um gênero de seu interesse. Você pode estar cercado por jogadores que gostam de Vampiro: O Requiem, mas se você não estiver interessado em um jogo sobre vampiros, provavelmente não vai gostar. Se você planeja jogar uma variedade de gêneros ou simplesmente não consegue decidir, talvez um jogo universal seja uma boa escolha para você.

Temático vs. Genérico

Os RPGs tendem a se enquadrar em duas categorias diferentes, aqueles que têm um cenário e tema específicos e aqueles projetados para funcionar com qualquer cenário ou tema. Não existe um estilo certo ou errado, mas cada tipo tem suas vantagens.

A melhor coisa sobre os jogos genéricos é que você pode aplicá-los a praticamente qualquer ambientação que imaginar. Isso significa que você não precisa aprender um novo conjunto de regras toda vez que quiser mudar as coisas. Além disso, eles podem ter uma abordagem à la carte para as regras, permitindo que você escolha quais regras funcionarão melhor para qualquer jogo específico que você deseje jogar. Quando você está começando, um RPG Genérico pode parecer muito complicado e de certa forma é. Estes são grandes jogos com muitas regras e elementos diferentes. A principal coisa a se ter em mente sobre eles é que você não vai — e provavelmente não deve — usar todas as diferentes regras apresentadas. A razão pela qual esses jogos têm tantas regras é para você poder jogar qualquer tipo de jogo com eles. Se as regras para armas de fogo não vão aparecer no seu jogo sobre os homens das cavernas, não há necessidade de aprendê-las.

Os jogos temáticos não têm a amplitude dos jogos genéricos, mas têm algumas coisas a seu favor. Primeiro, com um jogo temático, você tem um cenário pré-feito para trabalhar. Isso coloca menos estresse no Guia para criar um mundo para jogar e pode tornar o jogo mais fácil para novos jogadores entrarem. Em segundo lugar, esses jogos estão tentando criar um estilo específico de jogo e podem ter recursos que simplesmente não podem ser aplicados universalmente. Por exemplo, o sistema mágico em Mistborn RPG busca recriar o dos romances de Brandon Sanderson. Um RPG genérico pode não ser capaz de ter um toque específico.

Para RPGistas iniciantes no hobby, um RPG temático costuma ser a melhor escolha. Eles apresentam um conjunto de regras coeso e geralmente mais simples. As regras e historia integradas são uma ótima maneira de começar a jogar e se envolver sem se sentir perdido procurando por onde começar. Se você tem uma franquia específica que adora, como Star Wars, pode começar a jogar e já ter uma ótima ideia sobre os tipos de coisas que pode fazer ao jogar um RPG de Star Wars. Qualquer que seja o estilo de jogo que você escolher para começar, espero que você experimente muitas variedades durante sua carreira de RPGista.

Uma palavra sobre D&D

Dungeons & Dragons é o RPG mais conhecido do mundo. Se você está lendo este guia, há uma boa chance de você descobrir como poderia começar especificamente com D&D. D&D pode ser um bom ponto de partida para o hobby de RPG. É um dos poucos RPGs com um kit para iniciantes de qualidade profissional e é provavelmente o RPG mais jogado e com melhor suporte. Não cobriremos D&D especificamente neste guia, já que ele não é um jogo gratuito, mas todos os conselhos contidos aqui se aplicam a D&D (bem como a todos os outros RPGs tradicionais).


RPGs Gratuitos Sugeridos

Existem milhares de RPGs de mesa diferentes por aí. 3426 RPGs diferentes estão registrados no banco de dados RPG Geek no momento em que este artigo foi escrito. Como você pode imaginar, isso é muito mais do que poderíamos esperar cobrir em qualquer guia.

Não queremos que a falta de poder financeiro atrapalhe a jornada de ninguém no mundo do RPG. Os jogos e suplementos abaixo são totalmente gratuitos. É parte do nosso plano de espalhar RPG pelo mundo, onde não ter dinheiro não seja um empecilho para jogar. Baixe, compartilhe e jogue o conteúdo do seu coração. 

Conheça nosso post PDFs Gratuitos de RPG de Mesa em Português para Download.

Kits para Iniciantes

Nesta seção, você encontrará uma série de jogos que, embora não sejam gratuitos, vêm com tudo de que você precisa para começar a jogar. São pacotes completos que vêm com várias regras e acessórios de que você precisa para jogar. Eles também são projetados como produtos de nível básico e são escritos de forma a serem amigáveis e fáceis de usar para iniciantes no hobby de RPG.

D&D 5e Kit Introdutório

D&D é um jogo épico de alta fantasia onde os jogadores assumem o papel de poderosos heróis enquanto rastejam por masmorras, salvam o mundo e, sim, até matam dragões.

A quinta edição de Dungeons & Dragons é a versão mais recente do jogo disponível no momento em que este artigo foi escrito e o D&D Kit Introdutório é um produto D&D de entrada que contém tudo que você precisa para começar a jogar a última iteração do jogo clássico. As regras são simplificadas e apresentam uma aventura passo a passo para jogar. Embora essas regras simplificadas sejam ótimas para iniciantes, em algum momento os jogadores vão querer passar para o jogo completo. A boa notícia é que todas as regras básicas do D&D 5e foram publicadas digitalmente de graça.

D&D é um dos maiores, senão o maior, RPGs disponíveis e com melhor suporte. Ele está presente na maioria das convenções do hobby, bem como em programas voltados para novos jogadores, como D&D Adventures League. O Kit Introdutório é um ótimo ponto de partida para qualquer jogador iniciante.

Links

Pathfinder Beginner Box

Golarion é um mundo de alta fantasia cheio de gnomos, elfos, anões e todos os tipos de outras raças fantásticas. Com o Pathfinder RPG, um jogador pode entrar pronto para criar suas próprias aventuras épicas ou se juntar à famosa Sociedade Pathfinder, um grupo de agentes secretos e aventureiros, para promover os objetivos das facções do Mar Interior.

O Pathfinder rivaliza com o D&D 5e no número de jogadores que o desfrutam regularmente. Suas raízes estão na edição anterior de D&D e ele mantém um estilo de jogo semelhante. Muito parecido com o D&D, o Pathfinder desfruta de uma comunidade ativa e ampla, com muitos eventos organizados para participar.

A Beginner Box é um conjunto de regras simplificado que, como A Caixa Vermelha, fornece uma excelente introdução ao hobby. Ela contém tudo que você precisa para jogar e um pouco mais. Você deve ficar ciente que A Beginner Box é um produto introdutório e não contém as regras completas. Os jogadores que gostarem do jogo precisarão fazer uma atualização para o livro de regras básicas em algum momento. Apesar disso, é uma introdução muito mais amigável e acessível do que o livro de regras básicas.

A famosa "Red Box" ou "Caixa Vermelha".

Uma coisa muito boa sobre o Pathfinder é que muitas das regras e conteúdos são publicados sob uma licença aberta e disponíveis gratuitamente em formato wiki. Isso torna muito fácil e barato graduar-se na versão completa do Pathfinder RPG, uma vez que você esgote a Beginner Box.

Links

Mouse Guard Box Set

O RPG Mouse Guard se passa no mundo criado por David Petersen em sua série de quadrinhos ganhadora do Prêmio Eisner. Ele apresenta um mundo habitado por ratos sencientes. Os jogadores do RPG Mouse Guard assumem o papel de ratos que pertencem ao Mouse Guard, um grupo que ajuda outros ratos a sobreviver na selva e a afastar predadores.

Mouse Guard é adequado para todas as idades, embora os pais devam estar cientes que o mundo de Mouse Guard não é tão amigável e fofinho quanto a premissa pode fazer você acreditar. O jogo é fácil de aprender, escrito de maneira clara e já ganhou um prêmio por seu design. A arte, retirada da série de quadrinhos, também é esplêndida. O box set vem com tudo que você precisa para jogar, incluindo regras, aventuras, dados, cartas e até um mapa.

Links


Regras de Início Rápido Gratuitas de Jogos Populares

Encontrando um Grupo para Jogar

Se você está mergulhando em RPGs por conta própria, uma das primeiras coisas que você precisa fazer é encontrar algumas pessoas com quem jogar. Supondo que ninguém em seu círculo atual de amigos e familiares esteja interessado, sua próxima parada deve ser sua comunidade local de RPG. Nesta seção, vamos cobrir as várias maneiras pelas quais você pode entrar em contato com esse grupo social aparentemente evasivo.


Encontrando uma Loja de RPG

Um ALJL é uma Amigável Loja de Jogos Local. Frequentemente, elas são o ponto central de sua comunidade local de jogos. As ALJL estão geralmente envolvidas com a comunidade local e podem indicar eventos ou até mesmo organizá-los. Essas lojas podem até ter um quadro de mensagens para ajudá-lo a encontrar jogadores locais.


Se a sua cidade tem um desses lugares mágicos, você provavelmente já o viu. Eles tendem a ter pôsteres nas vitrines anunciando todos os tipos de jogos diferentes e podem ter mesas colocadas dentro para pessoas como você se divertirem.

Caso não tenha, há outras formas a seguir de achar.


Serviços na Web

Nesta era digital, quase sempre você pode recorrer à Internet para ajudá-lo a encontrar coisas. Encontrar jogadores não é diferente. Existem várias maneiras de encontrar jogadores online, mas vamos abordar apenas algumas delas aqui.


Grupos de Facebook

Grupos de Facebook são comunidades virtuais onde reúnem diversos membros ao redor de um tema. Normalmente há diversos anúncios de mesas gratuitas e pagas para você poder começar a jogar.


Servidores no Discord

Tente imaginar um local com mesas diárias, one-shots (RPGs que com duração reduzida de '1 vez só', que não é dividido em várias sessões), e que tem aulas para sistemas ou um bate papo para tira dúvidas ao vivo? Aqui apresento os servidores do discord.


Servidores:
  • Torre do Mago. O servidor de RPG de mesa com propósito de proporcionar diversas mesas de diversos sistemas, e, acima de tudo, ser uma comunidade segura para se divertir e fazer amigos.

  • Mais de 30 campanhas.

  • Oneshot's toda semana.

  • EAD RPG ~ Focado em capacitar novos mestres, totalmente de graça.

  • Eventos semanais e mensais.

  • Sistema de Economia ~ Moeda do próprio server e bot Oficial de controle.

  • Sistema de Guildas para atividades em grupo, missões em eventos em mesas on-game e off-game.

  • Sistemas de classificação, baseado na riqueza da guilda e méritos no servidor.

  • Mais de 30 cargos possíveis de serem conquistados no servidor, sendo alguns especiais, focado na economia, eventos, desempenho em mesas, guildas, avaliação de mestres e jogadores, além de muitos cargos temáticos que são sempre atualizados.

  • Guias exclusivos do servidor, materiais autorais.

  • Evento Especiais com mestres do servidor e convidados.

  • Suporte 24h, administração e moderadores sempre “on-line”.

  • Link de convite.

Jogo Organizado

Você sabia que algumas das maiores empresas de jogos organizaram oficialmente eventos de jogo? Existem também algumas sociedades de jogos organizadas não oficiais em torno dos jogos populares. De qualquer forma, pode ser o local perfeito para encontrar outros jogadores ou experimentar um jogo.

Uma dos jogos organizados mais famosos é D&D Adventures League. Fizemos um post explicando como ele funciona.

  • O Bar da Princesa promove mesas do D&D Adventures League. Confira aqui.

Convenções

As convenções são uma forma das pessoas que compartilham um interesse em um conjunto de habilidades em comum se reunirem e compartilharem o que sabem. A comunidade de RPG não é diferente. Todos os anos há convenções em todo o mundo onde os jogadores se encontram, jogam alguns jogos uns com os outros e geralmente se divertem.


Essas convenções costumam ser combinadas com convenções de ficção científica, fantasia, anime, história em quadrinhos e videogame. Não se assuste se este for o caso da sua convenção local, apenas olhe o mapa da convenção e descubra onde eles colocaram as mesas de jogo.


Be-a-bá do Jogador

Nesta seção, cobriremos os fundamentos de um RPG. Fornecemos algumas dicas para fazer personagens para interpretar, bem como abordamos a estrutura tradicional dos jogos de RPG de mesa.

Seu primeiro personagem

O primeiro passo exigido em qualquer RPG é fazer um personagem. Isso pode ser uma tarefa muito difícil, mas também é muito gratificante. Não cobriremos detalhes nesta seção — cada jogo faz a criação de personagens de uma maneira um pouco diferente. O que faremos é oferecer algumas dicas sobre como realmente criar um personagem para interpretar e como entrar no papel.

Conceito

Uma das coisas mais difíceis sobre fazer um novo personagem é chegar ao conceito geral. Uma coisa é dizer: “Faça um personagem” e outra bem diferente é chegar a um personagem que você queira fazer. Aqui estão algumas dicas para superar esse obstáculo inicial.

Roube da Ficção. Não há absolutamente nada de errado em recriar um personagem de ficção que você gosta. Você pode até roubar da realidade. Se você quiser fazer um personagem inspirado no Capitão Nascimento, faça exatamente isso. Tente fazer seu próprio personagem, entretanto. E se o Capitão Nascimento fosse um orc bárbaro das planícies? Talvez seu alvo fosse um intruso profanando sua terra.

Jogue um Arquétipo. Se você não consegue pensar em um personagem específico, então você sempre pode jogar um arquétipo. Se você acha que pode ser divertido interpretar um ladrão furtivo ou um hacker anarquista, você pode simplesmente escrever isso e construir sua personalidade com o tempo.

Jogue com um Personagem Pronto. A maioria dos RPGs vem com vários personagens pré-construídos. Por que não selecionar um para jogar? Com o tempo, eles se tornarão um personagem único com base em como você o joga.

Jogue Como Você Mesmo. Uma opção frequentemente esquecida é apenas jogar você mesmo. Se você joga você mesmo, não precisa “entrar na cabeça” do personagem, você já está lá! Por que não se imaginar no cenário do jogo? Como você seria como um mago ou pirata espacial?

Execução

A parte mais difícil da criação do personagem é realmente inventar o conceito. Após fazer isso, é só uma questão de seguir as regras e fazer o personagem para o jogo. Para um novo jogador, isso pode ser um pequeno obstáculo. Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a superar esse obstáculo.

Peça ajuda aos outros jogadores. Alguns deles podem ser jogadores veteranos que conhecem as de ponta cabeça. Mesmo que não haja veteranos, um segundo par de olhos pode realmente ajudar o entendimento das regras. Seu Guia, no mínimo, deve ter um conhecimento básico de como construir um personagem.

Examine a ficha de personagem. Você pode aprender muito com a ficha de personagem de um jogo. Dê uma olhada nas seções que precisam ser preenchidas e, em seguida, procure nas regras. Às vezes é mais fácil trabalhar em pequenas partes.

Observe os personagens de exemplo e veja como eles se encaixam. Considere usar um como base de seu próprio personagem.

Verifique o site oficial e os fóruns do jogo. Há grandes chances de que se você está empacado em algo, outra pessoa já passou pela mesma dúvida no passado.

Peça ajuda em um grupo do facebook daquele jogo.

Jogando um RPG

Você tem um personagem feito e um grupo para jogar, e agora? Embora a resposta a essa pergunta varie de jogo para jogo, podemos cobrir a estrutura básica que constitui um jogo de RPG.

A Estrutura Básica

A cena está definida

O primeiro passo em qualquer RPG tradicional é o Guia definir o cenário. Ele irá descrever onde seu personagem está, o que ele pode ver e ouvir, o que outros personagens estão fazendo e tudo mais que pode ser importante. O Guia pode levar os jogadores a responder a perguntas sobre seus personagens, descrever o que estão fazendo e assim por diante.

Os Jogadores Fazem Perguntas

Uma vez que a cena foi definida, é hora dos jogadores fazerem quaisquer perguntas que possam ter. Talvez você queira saber se há mais alguma coisa que você pode ver ou do que a porta é feita. O Guia responderá às suas perguntas e, frequentemente, essas perguntas levarão à próxima fase.

Os Jogadores Declaram suas Ações

Quando os jogadores estão prontos, eles declaram o que querem que seu personagem faça. Frequentemente, isso será resultado das perguntas anteriores. Um jogador pode desejar que seu personagem investigue um armário, lance um feitiço, persiga alguém ou qualquer outra coisa. O que um personagem pode fazer é limitado apenas pela imaginação e pelas regras do universo do jogo. O Guia pode pedir aos jogadores que rolem dados para ver se seus personagens têm sucesso no que estão fazendo.

O Guia Narra as Reações

Depois que um jogador declara o que deseja que seu personagem faça, o Guia deve responder. É função do Guia contar a todos o que acontece. A porta se abre? Eles pegam o criminoso em fuga? O Guia deve descrever com detalhes suficientes para pintar uma narrativa interessante, mas não tanto que deixo o jogo lento. Alguns Guias e jogos irão encorajar os jogadores a contribuir com a narração e é sempre encorajado a ser descritivo ao declarar ações.

Repita

Os jogadores e o Guia repetem essas fases conforme necessário. Esse vaivém entre os jogadores e o Guia constitui a estrutura central da maioria dos jogos de RPG tradicionais. Obviamente, essa estrutura pode variar de jogo para jogo, então é sempre uma boa ideia ver o que o livro de regras diz.


 

SOMOS UM GRUPO VOLUNTÁRIO DE TRADUÇÕES DE RPG

Esse post e outros materiais aparecem primeiro no nosso APOIA.se. Ao contribuir, você ajuda nosso trabalho voluntário a continuar.


Também acompanhe as novas publicações no:


Para interação entre a comunidade, pesquisas e sorteios, temos:

Grupo do Whats: https://chat.whatsapp.com/Lw2q1nIeava2fzjoTVvjPd

Servidor Discord: https://discord.gg/eyhe7ge2TJ


253 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo